As unidades do Sebrae Amazonas no Centro, Aleixo e Shopping Vianorte oferecerão, nos dias 27, 28 e 29 de junho, apoio aos pequenos negócios com pendências financeiras. A ação faz parte da Campanha Nacional de Renegociação de Dívidas, que vai estimular à regularização de débitos e terá a participação dos bancos Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) com ofertas de condições para o ajuste.
Atualmente, a estimativa é que cerca de 14 mil empresas em todo o Brasil – entre Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – estejam em atraso com os pagamentos de empréstimos realizados com garantias feitas pelo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), gerido pelo Sebrae.
Uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e pela Fundação Getúlio Vargas revelou que a maioria dos pequenos negócios (59%) tem mais de um terço dos custos mensais comprometidos com dívidas e empréstimos. Entre as MPE, esse índice é de 48% e, entre os MEI, é ainda maior (67%).
Analista técnico do Sebrae Amazonas, Evanildo Pantoja observa que a campanha tem como maior benefício a possibilidade de acesso a novos créditos. “Temos visto várias empresas de empreendedores que tentam pegar o crédito e acabam não conseguindo exatamente porque eles estão restritivos, com seus nomes negativados”, destacou.
Na sede do Sebrae no Centro, na Avenida Leonardo Malcher, o Banco do Brasil atenderá os empreendedores na segunda, 27/6 e a Caixa Econômica estará presente nos três dias da ação. No Shopping Vianorte, o Banco da Amazônia oferecerá atendimento nos dias 27 e 29. A Afeam estará presente nas três unidades de segunda a quarta-feira.