ASN AM
Compartilhe

Produtores rurais do Médio Juruá são capacitados para produção de derivados da mandioca

Boas práticas para higienização e fabricação de produtos foram abordadas pelo curso de quatro dias
Por ASN Amazonas
ASN AM
Compartilhe

Para explorar e aperfeiçoar sua produção sustentável de produtos originários da mandioca, 18 produtores rurais da Comunidade Novo Horizonte, no município de Carauari, foram capacitados pelo curso de “Boas Práticas na Produção dos Derivados da Mandioca”. A iniciativa promovida pelo Sebrae Amazonas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), teve início no dia 28 de agosto e encerrou-se na última quinta-feira, 31/8.

Ministrado pelo Idam, o curso apresentou as boas práticas de higienização e fabricação da farinha, além de prospectar a melhoria no desempenho dos produtores e consequentemente, na qualidade do alimento. Com aulas práticas, a capacitação também apresentou as boas práticas para fabricação de outros subprodutos da mandioca, como bolos e os regionais, “pés-de-moleque”.

Conexões Corporativas

A ação foi possível graças a parceria entre Natura e Sebrae Amazonas, que trabalham em conjunto desenvolvendo o projeto “Conexões Corporativas”. A proposta é potencializar as produções de empreendimentos coletivos em comunidades tradicionais do Território Médio Juruá. Até agosto deste ano, 70 produtores rurais já foram atendidos pelas ações.

Para Débora Sales, analista e coordenadora do projeto pelo Sebrae/AM, a ideia principal é fortalecê-los para o mercado com maior chance de crescimento. “O intuito é que eles possam enfrentar os desafios do mercado de forma mais preparada, impulsionando assim o desenvolvimento econômico e social das comunidades tradicionais do Território Médio Juruá em que atuam, inclusive em situação de vulnerabilidade social”, apontou.

No último ano, seis associações e uma cooperativa foram selecionadas pelo projeto, onde receberam um diagnóstico de maturidade de gestão e um plano de desenvolvimento empresarial que norteia as iniciativas de capacitação desempenhadas pelo Sebrae. No caso da Comunidade Novo Horizonte, a instituição escolhida foi a Associação das Mulheres Agroextrativistas do Médio Juruá (ASMAMJ).

  • Amazonas
  • Capacitação
  • Desenvolvimento
  • Empreendedorismo
  • Gestão
  • Mandioca
  • Produtos originários