A Feira do Empreendedor 2024 foi palco da entrega simbólica do certificado de Indicação de Procedência (IP) Queijos de Autazes, celebrando uma importante conquista para os produtores locais e entidades apoiadoras. O evento ocorreu neste sábado (21), no espaço das Indicações Geográficas (IG), dentro do eixo Sustentabilidade, destacando o impacto positivo que o selo traz para a economia da região e para a valorização dos produtos locais. O selo foi concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no dia 10 de setembro.
O processo de certificação é fruto de uma articulação conjunta entre diversas entidades, como SEBRAE-AM, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Secretaria de Estado da Produção Rural (SEPROR, Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), Prefeitura de Autazes e a Associação dos Produtores de Queijos de Autazes (Aproqueijo), Fórum Amazonense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas e as entidades que o compõe. O selo de indicação geográfica reforça a autenticidade, qualidade e origem dos queijos de Autazes, proporcionando maior competitividade no mercado e uma garantia adicional aos consumidores.
-
As Indicações Geográficas (IGs) são ferramentas estratégicas para a valorização dos produtos regionais, oferecendo proteção legal e agregando valor às cadeias produtivas. Além do queijo de Autazes, outros produtos do Amazonas também possuem o selo de IG, como a farinha de Uarini, os peixes ornamentais do Rio Negro, o abacaxi de Novo Remanso, o pirarucu de Mamirauá, o guaraná de Maués, o guaraná Andirá-Marau e o açaí de Codajás. Esses produtos estão em destaque na Feira, evidenciando o potencial da produção regional para o desenvolvimento econômico sustentável.