Para promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável no município de Atalaia do Norte, o Programa Cidade Empreendedora tem intensificado suas ações com uma série de capacitações e consultorias frutos da parceria entre a Prefeitura Municipal e o SEBRAE Amazonas. Nos meses de agosto e setembro de 2024 mais de 30 capacitações foram realizadas, ampliando as oportunidades de formação para a população local.
Entre os cursos e oficinas realizados recentemente estão: Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos, Métodos de Conservação de Frutas, Cozinha Alternativa para Reaproveitamento de Alimentos, Atendimento ao Cliente, Marketing e Publicidade, Gestão Financeira, além de diversas capacitações específicas para o manejo de recursos naturais, como Boas Práticas de Manejo e Gerenciamento na Piscicultura e Boas Práticas para o Cultivo de Açaí.
O programa tem também fomentado a criação de redes de colaboração entre pequenos empreendedores e produtores locais, fortalecendo a economia do município e impulsionando a melhoria da qualidade de vida da população.
A gerente do Escritório Regional Tabatinga, Osiana de Almeida acredita que as ações fortalecem a economia local.
“Nosso objetivo é proporcionar ferramentas e conhecimentos para que os empreendedores de Atalaia do Norte possam se desenvolver de maneira sustentável, aproveitando o potencial da região. A capacitação da população é essencial para que o município cresça economicamente e socialmente, de forma inclusiva e sustentável”, explica Almeida.
Estão previstas capacitações de noções de agente de portaria escolar, de 21 a 25/10; confecção de biojóias, de 22 a 25/10; e entalhe de madeira, de 29/10 a 01/11. As atividades seguem até o final do ano, com a expectativa de aumentar ainda mais a adesão e o impacto positivo nas comunidades.
Em 2023, o programa impactou significativamente o município, com a execução de mais de 50 atividades voltadas para capacitações, oficinas e consultorias. Um dos destaques foi o Projeto Piloto de Manejo de Pirarucu e Turismo de Pesca Esportiva, desenvolvido em colaboração com diversas instituições. O projeto beneficiou mais de 100 famílias na região do Vale do Javari, capacitando-as em áreas como atendimento ao cliente, guia de pesca, associativismo e planejamento de empreendimentos coletivos.