O SEBRAE Amazonas visa estimular o desenvolvimento social e econômico dos municípios através de ações de apoio a empreendedores, micro e pequenas empresas e grupos organizados. Esse objetivo foi destacado durante o 1º Encontro de Novos Gestores 2025-2028, realizado nesta quarta-feira (30), no Centro de Convenções Vasco Vasques, onde foram apresentadas as principais iniciativas executadas em parceria com as prefeituras municipais.
O evento, organizado pela Associação Amazonense de Municípios (AAM), reuniu prefeitos e vice-prefeitos eleitos para discutir estratégias de desenvolvimento para os municípios.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, abriu o evento parabenizando as novas prefeitas eleitas.
“Quero estender meus cumprimentos a todos os prefeitos eleitos e reeleitos presentes neste evento. Gostaria de destacar também a participação das mulheres neste processo eleitoral, especialmente no interior. Este ano, 11 mulheres foram eleitas prefeitas, um número recorde no nosso estado. Parabenizo a todas,” declarou o governador.
Ele reforçou ainda a importância da cooperação entre as prefeituras, o governo estadual e o federal.
“É fundamental trabalharmos juntos para superar os desafios. Em 2025, vamos nos concentrar nessas questões e as portas do governo do Estado estão abertas para dialogar com as equipes de cada um de vocês”.
Para o presidente da AAM, Anderson Souza, o encontro representa um primeiro passo para que os novos gestores possam implantar políticas públicas efetivas em suas localidades.
“Este encontro visa realmente permitir que façamos políticas públicas com responsabilidade,” explicou Souza.
Para o prefeito de Santa Isabel do Rio Negro, José Beleza, que tem um histórico de parceria com o SEBRAE-AM, a parceria beneficia o município e o impulsiona para o desenvolvimento socioeconômico.
“O SEBRAE é uma entidade essencial para nossa cidade. Contamos com uma sede em Santa Isabel do Rio Negro, o que fortalece essa parceria com a Prefeitura e nos apoia nas ações que beneficiam a população”, conta.
Durante a apresentação, José Antônio Cardoso, Gerente de Empreendedorismo no Interior (UEI) do SEBRAE-AM, ressaltou o impacto das ações em parceria com os municípios.
“Nossa missão é promover o desenvolvimento sustentável das cidades, apoiando os empreendedores locais e estimulando a economia. Cada iniciativa que implementamos – seja na educação empreendedora, na inovação ou na inclusão produtiva – é pensada para fortalecer a autonomia das comunidades e criar um ambiente favorável ao crescimento econômico. Estamos aqui para ser parceiros e ajudar a transformar esses territórios”, afirmou Cardoso.
Foram apresentados inciativas que abordaram as temáticas de Educação Empreendedora, Inovação, Inclusão Socioprodutiva e o desenvolvimento econômico e social.
O Programa de Educação Empreendedora, por exemplo, em 2023, já foi implementado em 21 municípios, impactando 23 mil estudantes e 10 mil professores. No campo da Inovação, o programa de Ecossistemas de Inovação visa fortalecer as conexões entre lideranças locais. Com a Inclusão Produtiva, o SEBRAE-AM promove a inserção sustentável de pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho, como nas capacitações para mulheres atendidas pelo CRAS em Novo Airão.
No setor de turismo, o SEBRAE-AM apoia o desenvolvimento municipal através do mapeamento de atrativos e recursos, avaliação de infraestrutura, capacitações empresariais e estratégias de marketing. As Salas do Empreendedor, presentes em várias cidades, facilitam o atendimento e o apoio aos empreendedores com serviços de abertura, regularização e encerramento de empresas. Até 29 de outubro, 50 unidades atenderam 31.925 empreendedores nos municípios. Em 2023, o Programa Cidade Empreendedora atendeu 11 municípios, beneficiando cerca de 6 mil empreendedores.
Também foi divulgado o edital para adesão ao Programa Cidade Empreendedora, que estará aberto a partir de 20 de novembro, com inscrições até 31 de janeiro de 2025. Para mais informações, acesse o site href="https://cidadeempreendedoraam.com.br/">cidadeempreendedoraam.com.br.