A Prefeitura de Beruri, em parceria com o SEBRAE Amazonas, por meio do Programa Cidade Empreendedora, implantou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A implementação do SIM foi aprovada na Câmara dos Vereadores em 22/11 e marca a conclusão das atividades do programa do ciclo 2024, cujo encerramento oficial está previsto para o dia 04 de dezembro com a presença da gestão municipal e do SEBRAE.
O SIM tem como objetivo assegurar a qualidade sanitária de produtos alimentícios de origem animal, como carnes, leite, ovos, mel e derivados. Com isso, produtores de Beruri poderão obter autorização para comercialização no município, inclusive para a merenda escolar, e também do Selo Arte, certificação que permite a comercialização desses itens em nível nacional. A estruturação do SIM envolveu etapas como a análise da legislação vigente e os ajustes necessários, capacitação de técnicos da prefeitura lotados na Secretaria de Produção Rural, responsável por operacionalizar o serviço no município.
O processo de implementação do SIM em Beruri seguiu uma metodologia estruturada em três etapas principais: Diálogo e levantamento de dados; ajustes na legislação; e capacitação da equipe técnica e aprovação da Lei do SIM.
Com a legislação ajustada e aprovada pela Câmara Municipal e a equipe técnica devidamente capacitada, o município está pronto para iniciar as atividades do SIM, fortalecendo o setor primário e ampliando as oportunidades de comercialização para os produtores locais.
Segundo o gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) do SEBRAE-AM, José Antônio Cardoso,
“A implantação do SIM representa um grande avanço para Beruri. Essa iniciativa fortalece os agricultores familiares e empreendedores urbanos, garantindo produtos inspecionados e seguros para o consumidor, além de abrir novas possibilidades de comercialização e agregar valor aos produtos locais”, explica o gerente.
Além de fomentar o desenvolvimento do setor primário, o SIM contribui para o reconhecimento dos produtos de Beruri, valorizando a economia local e promovendo segurança alimentar à população.
Ao longo de sua atuação em Beruri, o Cidade Empreendedora impactou cerca de 1.444 empreendedores por meio de mais de 60 ações, entre capacitações, oficinas e palestras, que abordaram temas como marketing digital, oratória, robótica educacional, boas práticas na fabricação de farinha de mandioca, beneficiamento do pescado, empreendedorismo e outros. Essas ações buscaram promover o desenvolvimento social, econômico e sustentável da região.
Adesão a Cidade Empreendedora – O edital para adesão ao Programa Cidade Empreendedora 2025 está disponível de 20 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Municípios interessados podem obter acessar ao edital de chamamento público pelo site pelo site https://cidadeempreendedoraam.com.br/.