O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) realizou na noite desta segunda-feira (02), no Restaurante Terra & Mar, um jantar de negócios em comemoração ao empreendedorismo feminino, comemorado no dia 19 de novembro. Mais de 100 empreendedoras participaram do evento, que também fez o reconhecimento de cinco empresárias por meio do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O reconhecimento faz parte do programa Sebrae Delas, que visa fomentar o empreendedorismo entre as mulheres no Amazonas.
De acordo com a gestora do programa, Âmina Pontes, o Sebrae Delas busca valorizar as competências e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino. “Os relacionamentos desempenham um papel essencial no empreendedorismo, especialmente em iniciativas promovidas pelo Sebrae Amazonas. Para mulheres empreendedoras, a construção de uma rede sólida de contatos vai além de oportunidades de negócio, é uma fonte de inspiração, apoio e aprendizado, e é isso que nós promovemos nesta noite”, disse Âmina.
Em todo o Brasil, o Sebrae Delas já atendeu mais de 16 mil mulheres. No Amazonas, cerca de 170 fazem parte do projeto, impulsionando, orientando e inspirando as empreendedoras a vender mais, aumentar seus lucros, conquistar novos clientes, fechar contratos e ter sucesso no empreendimento.
A empresária e autora da marca TB collection, Thaiza Barros, participou do momento de celebração e afirmou que eventos como esse, promovidos pelo Sebrae, criam um “ambiente fértil” para que várias conexões sejam estabelecidas. “Esses relacionamentos permitem a troca de experiências e o fortalecimento da confiança mútua, além de possibilitarem parcerias estratégicas e a superação de desafios específicos que muitas mulheres enfrentam no mercado, como a dificuldade de acesso a financiamento ou a conciliação de papéis”, comentou.
No âmbito do programa, o Sebrae reconhece o trabalho e a dedicação de mulheres empreendedoras que contribuem para o desenvolvimento do país por meio do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Desde 2004, o prêmio homenageia empreendedoras com capacidade de inovação, visão de futuro, estratégia e gestão empresarial que, com seus negócios, geram impacto social e econômico na região em que estão inseridas.
Durante a cerimônia foram anunciadas as vencedoras das categorias em Microempreendedor Individual (MEI) e Empresa de Pequeno Porte (EPP), são elas: 1º Viviane Sheila da Silva (MEI), 2º Brechó 30 – Stella Sarmento Gonçalves (MEI) e 3º Doces da Fabi – Fabíola Nascimento Gomes (MEI); 1º Ponto da Camisa – Ada Pereira (EPP) e 2º Amazônia SmartFood – Priscila Almeida (EPP).
!important;">-
“O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é realmente um reconhecimento, ele nos tira de um anonimato, mas o Sebrae Amazonas nos dá esse olhar especial, nos colocando em um lugar de destaque. Eu agradeço essa instituição e sempre comento com as mulheres para que participem desse projeto, inscrevam suas histórias, porque podem sim ser relevantes”, declarou a vencedora da categoria MEI, Viviane Sheila.
O evento também contou com a presença de palestrantes renomadas, como a Fundadora da CR Consultoria, especialista em desenvolvimento do potencial humano e mentora de negócios para mulheres empreendedoras, Carla Rodrigues; e a autora da obra “Mulheres Equilibristas: Uma conversa sobre Carreira, Família e Sonhos”, Adriana Loch; Além de um Hot Seat com a Diretora Comercial da Tapajós Tecidos, Maria do Socorro Tapajós e a Diretora das escolas Interativo Espaço Infantil e Casa Verde Espaço Infantil, Danielle da Cunha Alemão.
O jantar promovido pelo Sebrae Amazonas contou com a parceria da Romanel, VivaMente e ADEMICON, além do apoio da Empower e Mais Saúde.
!important;">-