ASN AM
Compartilhe

Cidade Empreendedora amplia atuação em Boa Vista do Ramos com 174 ações previstas para 2026

Programa fortalece vocações locais, qualifica a gestão pública e projeta impacto em mais de 4 mil pessoas até o fim do ciclo
Por Doris Rios
ASN AM
Compartilhe

O Programa Cidade Empreendedora, executado pela Prefeitura de Boa Vista do Ramos em parceria com o Sebrae Amazonas, inicia 2026 em uma fase de forte expansão, com a previsão de 174 ações a serem executadas ao longo do ano, consolidando uma agenda estratégica voltada ao desenvolvimento econômico sustentável, à qualificação da gestão pública e ao fortalecimento dos pequenos negócios no município.

O novo ciclo se apoia nos avanços alcançados em 2025, quando foram executadas 15 ações estratégicas que impactaram diretamente centenas de pessoas, criando bases sólidas para a ampliação das iniciativas. Para este ano, o programa amplia significativamente sua atuação com capacitações, oficinas, consultorias e ações estruturantes alinhadas às vocações produtivas locais e às demandas da administração pública.

As ações previstas para este ano abrangem áreas como empreendedorismo, turismo, agricultura familiar, sustentabilidade, comunicação digital, compras públicas, acesso ao crédito, gestão pública, inclusão socioprodutiva e liderança. Estão programadas capacitações em empreendedorismo e administração de pequenos negócios, marketing digital, edição de vídeos e imagens, educação financeira para jovens, empreendedorismo turístico, gestão de pessoas, gestão financeira, elaboração de projetos, legislação urbana e ambiental, educação ambiental nas zonas urbana e rural, além de ações voltadas ao fortalecimento das cadeias produtivas locais, como artesanato, agricultura familiar e beneficiamento de produtos regionais, como mel de abelhas nativas e babaçu.

O plano de trabalho do Cidade Empreendedora em Boa Vista do Ramos está estruturado em nove eixos estratégicos: Identidade, Vocações e Mercado; Gestão e Políticas Públicas; Resiliência Climática e Sustentabilidade; Compras Públicas e Acesso ao Crédito; Lideranças Locais e Governança; Inclusão Socioprodutiva; Simplificação; Empreendedorismo nas Escolas; e Sala do Empreendedor. A expectativa é que, até o encerramento do ciclo, em 2026, mais de 4 mil pessoas sejam impactadas, entre servidores públicos, empreendedores, potenciais empreendedores e população das áreas urbana e rural.

Para o prefeito de Boa Vista do Ramos, Jarlem de Almeida, a ampliação do número de ações reforça o compromisso com o desenvolvimento local.
“Em 2025, demos passos importantes com capacitações que qualificaram nossa população e nossos servidores, bem como a digitalização de documentos públicos que trouxe agilidade para nossa gestão. Em 2026, o Cidade Empreendedora chega com uma dimensão ainda maior, com 174 ações previstas, que vão gerar oportunidades, fortalecer nossos empreendedores e melhorar a gestão pública, refletindo diretamente na qualidade de vida da população”, destaca o prefeito.

Os resultados já alcançados e o volume de ações programadas para 2026 consolidam o Cidade Empreendedora como uma política estruturante de desenvolvimento local em Boa Vista do Ramos, promovendo inovação, inclusão e geração de renda de forma sustentável.

  • Cidade Empreendedora