ASN AM
Compartilhe

Sebrae-AM e Jucea avançam na implantação da REDESIM e Lei da Liberdade Econômica no Amazonas

Em 2026 pelo menos 5 municípios terão pleno funcionamento das atividades
Por Doris Rios
ASN AM
Compartilhe

O Sebrae Amazonas e a Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) deram mais um passo importante para a modernização do ambiente de negócios no estado. Nesta sexta-feira (16), as instituições realizaram uma reunião técnica com foco no alinhamento de ações para a implantação da REDESIM Conectada e na Lei da Liberdade Econômica nos municípios amazonenses.

Participaram do encontro Caik Paiva, analista de Sistemas e Integração, e Caio Augustus, chefe do Empreendedor Digital, ambos da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), além de José Antônio Cardoso, coordenador do projeto de Políticas Públicas, e Karina Tanantas,assessora da Superintendência do Sebrae Amazonas. A reunião reforçou a atuação conjunta entre as instituições para ampliar o apoio aos municípios e assegurar a efetiva integração dos sistemas.

A REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) é uma plataforma nacional que integra diferentes esferas governamentais, permitindo que a abertura, a legalização e o encerramento de empresas ocorram de forma digital, ágil e desburocratizada. Entre os principais benefícios estão a melhoria no atendimento aos empreendedores, maior segurança nas emissões, gestão mais eficiente dos tributos municipais e o cruzamento inteligente de informações.

A expectativa é que, até 2026, pelo menos cinco municípios do Amazonas tenham a REDESIM implantada de forma completa, além da Lei da Liberdade Econômica. Em 2025, a primeira etapa do processo já foi iniciada nos municípios de Boa Vista do Ramos, Presidente Figueiredo, Silves, Novo Airão, Fonte Boa, Itapiranga, Nova Olinda do Norte e Rio Preto da Eva, marcando a interiorização do sistema no estado.

Como parte do cronograma de fortalecimento das ações, está prevista para fevereiro uma reunião entre o presidente da Jucea, Belarmino Lins, e a superintendente do Sebrae-AM, Ananda Carvalho. O encontro deve definir os próximos desdobramentos da REDESIM Conectada e as estratégias de implementação da Lei da Liberdade Econômica, com foco na redução da burocracia e no estímulo ao empreendedorismo nos municípios.

  • redemsim