Na quinta-feira (28), o prefeito eleito de Barreirinha, Darlan Taveira, oficializou o compromisso do município com o desenvolvimento econômico e social ao assinar o termo de interesse para adesão ao Programa Cidade Empreendedora, do SEBRAE Amazonas. Conhecida como a “Princesinha do Paraná do Ramos”, Barreirinha integra agora um grupo seleto de municípios que buscam estratégias inovadoras e sustentáveis para fortalecer suas potencialidades.
Com uma população de 31.051 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2022), Barreirinha se destaca por sua diversidade cultural e territorial. O município conta com 14 distritos e 170 comunidades, entre elas, terras indígenas da etnia Sateré-Mawé e comunidades de remanescentes quilombolas, que são símbolos culturais e identitários da região.
Para o gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) do SEBRAE-AM, José Antônio Cardoso, o Programa visa fortalecer o município por meio de iniciativas estratégicas.
“A adesão ao Cidade Empreendedora representa um passo importante para a construção de um município mais estruturado e inclusivo. O compromisso do SEBRAE é valorizar os negócios locais e buscar soluções que promovam o crescimento econômico sustentável para toda a população de Barreirinha”, explica o gerente.
Estruturado em 10 eixos estratégicos, o Cidade Empreendedora é alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O programa promove avanços em áreas essenciais para os municípios, como políticas públicas, empreendedorismo, inclusão social e sustentabilidade.
Com a assinatura do termo, o SEBRAE inicia uma parceria colaborativa com as secretarias municipais para mapear as demandas específicas de Barreirinha. A partir desse diagnóstico, será elaborado um plano de trabalho personalizado, que levará em conta as características e vocações locais.
Adesão ao Cidade Empreendedora – O edital para adesão ao ciclo 2025 do programa está disponível de 20 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Municípios interessados podem acessar o edital de chamamento público pelo site: https://cidadeempreendedoraam.com.br.