Entender as especificidades de cada município, por meio de uma oficina de mapeamento de demandas. Assim, o Cidade Empreendedora, executado pelo SEBRAE Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Boa Vista do Ramos, realizou, nesta terça-feira (21), a iniciativa, que tem o objetivo de elaborar o plano de trabalho para a atuação do programa no ciclo de 2025/26 na localidade.
Participaram da atividade o prefeito Jarlem Almeida e vice-prefeito Marcos Verçosa, como os secretários e coordenadores das pastas de Interior, Educação, Cultura, Assistência Social, Produção, Governo, Meio Ambiente, Emprego e Renda, Saúde, Esporte, Assuntos Institucionais e Defesa Civil, além de representantes da Câmara de Vereadores e da Amazonastur.
Para a elaboração do plano de ação, que é realizado de forma participativa, a construção dessa ação é feita também com a apresentação de dados oficiais. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – 2022), o município possui 23.785 habitantes, e, segundo o Data SEBRAE (2024), Boa Vista do Ramos tem 466 empresas ativas.
Segundo o prefeito Jarlem Almeida, por meio da Sala do Empreendedor e de iniciativas voltadas para capacitação e inovação, a administração reforça o compromisso com o fortalecimento das matrizes econômicas locais e a geração de novas oportunidades para empresários e produtores.
“Boa Vista do Ramos é uma cidade empreendedora, e a parceria com o Sebrae, através do programa Cidade Empreendedora, é essencial para nosso crescimento. Estamos fortalecendo o setor primário, com destaque para o mel, o pescado e a farinha, além de ampliar a distribuição desses produtos. Com capacitações e inovação, vamos gerar mais oportunidades e desenvolvimento para o nosso município”, afirma o prefeito.

O programa Cidade Empreendedora busca promover o fortalecimento da economia local, com ações que impactam diretamente pequenos negócios e a gestão pública, tanto na zona urbana quanto na rural. De acordo com o coordenador estadual do programa, José Antônio Cardoso, a iniciativa também visa o desenvolvimento humano, econômico e sustentável do município.
“Nosso objetivo é potencializar o setor produtivo local com ações que impactem diretamente os pequenos negócios. Na outra ponta, buscaremos apoiar a gestão municipal na melhoria do ambiente de negócios para incentivar a competitividade e a geração de novas oportunidades de negócios. Estamos confiantes que a parceria entre o Sebrae e a prefeitura para implantação do Programa Cidade Empreendedora traga transformações significativas na economia do município e na qualidade de vida da população”, destaca o coordenador.

Cidade Empreendedora no Amazonas – O programa já beneficiou mais de 20 mil pessoas em 20 municípios do estado durante o ciclo de 2023/24, com mais de 900 ações realizadas em 10 eixos estratégicos. Essas iniciativas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e incluem temas como gestão pública, empreendedorismo na escola, resiliência climática e sustentabilidade.
Até o momento, 16 prefeituras municipais já aderiram ao próximo ciclo, e o edital de adesão permanece aberto até 31 de janeiro de 2025 no site cidadeempreendedoraam.com.br.