Os agricultores do município de Silves, no interior do Amazonas, por meio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), alcançaram um feito inédito na última sexta-feira (22), ficando entre os dez melhores cafés do Brasil na 7ª edição do Concurso Florada Premiada, promovido pela empresa Três Corações. O evento ocorreu durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG), entre os dias 20 e 22 de novembro.
A cafeicultora Maria Carimel, da Associação Solidariedade Amazonas (ASA), representou o Amazonas no concurso que premia mulheres produtoras de café de todo o país. Ela afirma que o produto sempre chamou a atenção dos consumidores locais, mas desta vez o fruto ganhou um espaço maior em rede nacional, conquistando a banca avaliadora da 7ª edição do Concurso Florada Premiada.
“Nós fomos porque tivemos as passagens pagas e a viagem custeada, fruto da parceria do Sebrae com a Eneva, nem esperávamos alcançar ou subir no pódio. Somos novos ainda na plantação. Mas só o fato de subir no pódio, receber elogios e reconhecimento, sendo o primeiro em café no Amazonas, mostra a força do nosso trabalho”, afirmou.
O presidente dos agricultores da ASA, Roque Lins, enfatizou ainda sobre as chances do café de Silves receber a Indicação Geográfica com o auxílio do Sebrae Amazonas. “Se der certo, a indicação vai servir para mapear os plantios na região de Silves e vai dizer ao consumidor que temos cafés diferenciados e com qualidade. Ela é o começo de um novo caminho para os produtores daqui da nossa região”, explicou.
/>
A gerente do Sebrae em Itacoatiara, Jady Ferreira, relatou que por meio do Sebraetec foi possível disponibilizar serviços desde a capacitação até as melhorias de estrutura do negócio. “Em parceria com a Eneva, que possui um programa voltado para os agricultores, o Sebrae subsidiou 50%. Levamos não somente a equipe de Silves, como também outros cafeicultores de São Sebastião do Uatumã, de Itacoatiara e Presidente Figueiredo. Esse pioneirismo de Silves fez com que muitos tivessem articulações em Belo Horizonte e já estamos trabalhando para o desenvolvimento desse negócio, buscando também um diagnóstico sobre as chances de conquistar a indicação geográfica”, disse Jady.
O Sebraetec conecta os pequenos negócios a uma ampla rede de prestadoras de serviços tecnológicos que atendem em todo território brasileiro.
-
Indicação Geográfica
O registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer (know-how ou savoir-faire).
O marco legal das Indicações Geográficas no Brasil é a Lei da Propriedade Industrial (nº 9.279/1996), que regula os direitos e obrigações sobre propriedade industrial e intelectual no Brasil. Atualmente, sua regulamentação segue a Portaria INPI/PR nº 04/2022, que estabelece as condições para o registro das IGs. O Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI é a instituição que concede o registro legal de IG no país.
-
Concurso Florada Premiada
O Concurso Florada Premiada, promovido pela empresa Três Corações, foi projetado para dar visibilidade aos cafeicultores, promover reconhecimento e incentivar o relacionamento entre produtoras de café de todo o Brasil. Esta edição do concurso recebeu 780 inscrições.
!important;">-