O Projeto “Caravana do Empreendedorismo”, do Sebrae Amazonas, está trazendo capacitação gratuita para os setores de beleza e gastronomia em Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Iranduba. Com mais de 30 atividades programadas, a iniciativa visa beneficiar a população local e fomentar o desenvolvimento dos pequenos negócios
A Caravana atua no fomento das ferramentas de apoio aos pequenos negócios, estimulando a cultura empreendedora, a formação de novos empreendimentos e a inovação dos negócios locais. Captada pelo Sebrae-AM, a emenda parlamentar de nº 02/2023, destinada pelo ex-deputado estadual Serafim Corrêa, que disponibilizou recursos de R$ 300 mil.
A analista técnica do Sebrae-AM, Milene Lopes, acredita que a caravana não apenas capacita, mas também inspira os empreendedores dos municípios.
“Cada oficina, cada curso de gastronomia e beleza que oferecemos, representa uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento para os participantes”, explica Lopes.
A Caravana está sendo executada desde o dia 13 de maio e foi iniciada no município de Presidente Figueiredo, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio(Semtec). As ações estão sendo executadas na carreta da beleza do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), onde ficará estacionada até o dia 02 de agosto. No total, serão 17 turmas.
Em Rio Preto da Eva, com apoio da Secretaria Municipal de Planejamento, Agroindústria, Comércio e Turismo (Semplactur), foram ministradas oficinas de gastronomia de pães funcionais e artesanais no dia 06/06 e comida de boteco no dia 07/06. Ambas as oficinas foram realizadas na Escola Municipal Alegria de Saber.
Já em Iranduba, em parceria com Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Semic), a carreta de gastronomia do Senac estacionou no município no dia 15/07, e prevê 10 turmas oferecendo capacitações em gastronomia, incluindo um curso no distrito de Cacau Pirera. As capacitações de beleza, serão realizadas na Escola Estadual Isaías Vasconcelos, formando 2 turmas. As atividades acontecerão até o dia 03 de setembro.
Os cursos de gastronomia oferecidos incluem café regional, pães funcionais e artesanais, panificação, aproveitamento integral dos alimentos, técnicas de produção de biscoitos finos e artesanais, comida de boteco, e pães artesanais de macaxeira e cará. Para o setor de beleza, serão realizados cursos de design de sobrancelhas e automaquiagem.