Para fortalecer o empreendedorismo como uma alternativa sustentável para geração de emprego e renda na localidade, promovendo o desenvolvimento econômico regional, a Prefeitura de Benjamin Constant, em parceria com o SEBRAE Amazonas, está intensificando as ações do Cidade Empreendedora, um programa que visa transformar socioeconomicamente o território, por meio de capacitação e a promoção ao empreendedorismo.
Entre os meses de agosto e setembro de 2024, foram realizadas 15 capacitações, abrangendo uma diversidade de áreas que vão desde a formação técnica até a valorização de produtos locais. Entre os cursos promovidos destacam-se técnicas de preparo de drinks e coquetéis, beneficiamento e conservação de polpa de frutas, formação de garçom, associativismo e cooperativismo, massoterapia básica, formação de pedreiro, doces e salgados, produção de sorvetes, eletricista básico e manutenção de ar-condicionado.
Para o mês de outubro, estão previstos novos cursos que irão complementar o ciclo de capacitações oferecidas no município. De 21 a 25 de outubro, os moradores poderão participar de cursos de aderecista, corte de cabelo feminino, e noções básicas de georreferenciamento. Já no período de 28 de outubro a 1º de novembro, serão ministradas capacitações sobre boas práticas em alevinagem de espécies nativas e beneficiamento do pescado, atendendo às demandas locais e explorando o potencial econômico do setor pesqueiro da região. Inscrições e informações podem ser realizadas na Sala do Empreendedor do município.
Para o analista do SEBRAE, Narciso Coelho, com as ações do programa, o município está fortalecendo os negócios locais.
“Benjamin Constant tem se destacado como um exemplo de como o empreendedorismo pode ser um motor de desenvolvimento para os municípios do interior. Através do programa Cidade Empreendedora, temos trabalhado para capacitar os moradores, oferecendo cursos que atendem diretamente às demandas locais e potencializam as vocações econômicas da região”, explica Coelho.
Desde sua implementação em 2023, o programa Cidade Empreendedora já beneficiou mais de 1.500 empreendedores no município, por meio de cerca de 100 ações voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo local.
Uma das ações mais relevantes do Cidade Empreendedora no município foi a elaboração do Plano de Ordenamento Turístico (POT). Desenvolvido ao longo de seis meses, o documento visa mapear os principais pontos turísticos e serviços relacionados, oferecendo diretrizes para o crescimento ordenado do setor turístico nos próximos 10 anos.