Mais de 170 professores da rede municipal de Novo Airão (AM) foram capacitados pelo Sebrae Amazonas, por meio do programa Cidade Empreendedora, em ações realizadas durante o mês de maio. A iniciativa integra o eixo de Educação Empreendedora do programa e está alinhada com a preparação para a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), além de fomentar práticas pedagógicas voltadas para o empreendedorismo nas escolas.
As capacitações envolveram oficinas presenciais com carga horária de 8 horas cada, destinadas a professores do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental. As temáticas abordadas incluíram descritores e distratores do SAEB, competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), metodologias ativas e educação empreendedora. A iniciativa prevê alcançar diretamente mais de mil estudantes da rede municipal.

Segundo a gestora de Educação Empreendedora do Sebrae-AM, Maria Cione Guimarães, as ações vão muito além da preparação para avaliações. “Capacitar professores com foco no SAEB é fundamental para que compreendam o objetivo da avaliação e possam preparar seus alunos. Mas mais do que isso, é um momento de escuta e construção coletiva. As oficinas envolvem teoria e prática, permitindo que os educadores desenvolvam planos de ação com base nas dificuldades e potencialidades da educação no município”, explica.
A programação segue ao longo do ano com outras formações voltadas para temas como Educação Ambiental Empreendedora, Formação Continuada para Professores de Classes Multisseriadas da Zona Rural, Robótica e Gestão Escolar. A proposta é fortalecer o vínculo entre escola e território, incentivando práticas inovadoras e alinhadas à realidade local.
Essa é uma das primeiras ações do programa Cidade Empreendedora em Novo Airão. De acordo com o gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) do Sebrae-AM, Luan Menezes, o plano de ação completo do programa será apresentado à população em julho, durante um evento oficial de lançamento.
“Estamos iniciando as atividades com um olhar estratégico, priorizando a educação como base para o desenvolvimento. O lançamento oficial do programa, previsto para julho, será o momento de apresentar o plano de ação para toda a população e reforçar o compromisso do Sebrae em apoiar a gestão pública no fortalecimento da economia local a partir do empreendedorismo”, afirma Menezes.