ASN AM
Compartilhe

Cidade Empreendedora consolida resultados em 2025 e amplia ações estratégicas em Novo Airão em 2026

Entre as ações previstas para este ano está a REDESIM conectada em parceria com a JUCEA
Por Doris Rios
ASN AM
Compartilhe

O Programa Cidade Empreendedora vem promovendo avanços significativos no desenvolvimento socioeconômico de Novo Airão, com resultados expressivos ao longo de 2025 e uma agenda estratégica ampliada para 2026. Executado pela a Prefeitura Municipal, em parceria com Sebrae Amazonas, o programa já impactou mais de 680 pessoas por meio de ações voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo, da gestão pública e das vocações econômicas locais.

Em 2025, o município recebeu uma ampla programação de capacitações, consultorias e ações técnicas, realizadas tanto na zona urbana quanto na área rural. Ao todo, 17 cursos e capacitações foram executados, abrangendo áreas como agricultura familiar, inclusão socioprodutiva, educação empreendedora, inovação, gestão pública e qualificação técnica. As ações contemplaram temas como adubação em frutíferas, boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos, panificação, jardinagem e paisagismo, marketing digital, oratória, atendimento ao público, educação empreendedora, robótica, metodologias ativas, educação ambiental e modernização da gestão municipal.

Com os resultados consolidados em 2025, o Cidade Empreendedora entra em 2026 com uma agenda estruturada de 10 novas ações, distribuídas em eixos estratégicos como Identidade, Vocações e Mercado; Inovação; Gestão e Políticas Públicas; Inclusão Socioprodutiva; Sustentabilidade e Turismo. As iniciativas envolvem diferentes secretarias municipais e incluem capacitações técnicas, eventos de estímulo ao empreendedorismo, ações voltadas à agricultura familiar, qualificação técnica e soluções inovadoras para a gestão pública.

Entre as ações previstas para este ano está a REDESIM conectada em parceria com a JUCEA e a implantação da plataforma federal de compras contrata mais Brasil, para compras exclusivas do microempreendedor individual, além das capacitações em beneficiamento, conservação e armazenagem de polpas de frutas, corte e costura nos níveis básico e intermediário, oficinas de ferramentas digitais para criação de mídias sociais, além da realização de eventos como o Encontro da Agricultura Familiar, Encontro de Empreendedores e ações voltadas ao empreendedorismo jovem. A agenda de 2026 também contempla iniciativas estratégicas como capacitação em saúde da mulher, consultoria para desenvolvimento de software de controle de atendimentos da assistência social e visita técnica para intercâmbio de boas práticas em turismo e meio ambiente, fortalecendo o posicionamento de Novo Airão como destino de turismo sustentável.

Para o prefeito de Novo Airão, Otávio Farias, o programa tem sido essencial para estruturar o desenvolvimento do município.
“Os resultados alcançados em 2025 mostram que investir em capacitação, inovação e valorização das vocações locais gera impacto direto na economia e na qualidade de vida da população. Em 2026, seguimos ampliando essas ações para fortalecer os pequenos negócios, modernizar a gestão pública e preparar Novo Airão para um crescimento sustentável e inclusivo”, afirma o prefeito.

Com uma atuação integrada e alinhada às demandas do território, o Programa Cidade Empreendedora segue contribuindo para a consolidação de políticas de desenvolvimento econômico local, fortalecendo o empreendedorismo e criando novas oportunidades para a população de Novo Airão.

  • Cidade Empreendedora
  • Novo Airão