ASN AM Atualização
Compartilhe

Cidade Empreendedora inicia atividades em Amaturá

Diversas capacitações serão realizadas de julho até o mês de novembro
Por Thayssa Castro
ASN AM Atualização
Compartilhe

A Prefeitura de Amaturá iniciará no dia 28 de julho as atividades do programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa desenvolvida pelo Sebrae Amazonas voltada à promoção do desenvolvimento socioeconômico nos municípios por meio da união entre a gestão pública e os pequenos negócios.

A adesão ao programa envolveu a construção de um plano de ação participativo, com o envolvimento de todas as secretarias municipais. Durante o processo, as equipes técnicas mapearam as prioridades estratégicas do município que serão trabalhadas nos próximos 18 meses, com foco na geração de emprego, renda, qualificação profissional e fortalecimento dos pequenos negócios.

Para a prefeita, Nazaré Rocha, a atuação do Cidade Empreendedora no município de Amaturá tem o objetivo de priorizar a geração de emprego e renda.

“Com o programa, pretendemos atuar em diversos aspectos sociais e econômicos para capacitar nossa população, desenvolver o nosso município e fomentar os pequenos negócios”, explica.

As ações iniciarão no dia 28 de julho com curso de manicure e pedicure. A programação segue ao longo dos próximos meses com cursos voltados para formação profissional e geração de renda. O lançamento oficial do programa está previsto para próximo o mês de agosto.

Em agosto, serão oferecidas capacitações de barbeiro básico e operador de máquinas pesadas. Já em setembro, a população poderá participar dos cursos de operação de trator esteira, mecânica de máquinas pesadas e conceitos básicos de elétrica. Para outubro, estão programadas as formações em agente ambiental, confecção de biojoias e noções de bombeiro civil. Em novembro o foco será nas vocações locais, com os cursos de café regional tradicional e beneficiamento do pescado.

Segundo Narciso Coêlho, do escritório regional do Sebrae em Tabatinga, o início das atividades em Amaturá representa um passo importante para o fortalecimento da economia local.

“A proposta do Cidade Empreendedora é justamente essa: identificar as potencialidades de cada município e, a partir disso, oferecer soluções personalizadas para fomentar o desenvolvimento”, afirmou.

Sobre o programa 
O Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que promove a integração entre poder público e setor produtivo local para estimular o crescimento sustentável dos municípios. Em 2024, o programa já impactou mais de 9 mil pessoas em oito cidades do Amazonas, com a realização de mais de 500 ações, incluindo capacitações, consultorias e oficinas.

Com dez eixos estratégicos, o programa é alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, abordando áreas como Gestão e Políticas Públicas, Inclusão Socioprodutiva, Resiliência Climática e Sustentabilidade e Empreendedorismo na Escola.

  • Amaturá
  • Cidade Empreendedora