A transformação socioeconômica no município de Benjamin Constant (1.119 km de Manaus) segue em execução. A Prefeitura, em parceria com o Sebrae Amazonas, por meio do Programa Cidade Empreendedora, iniciou as ações do ciclo 2024 com três cursos de operador de máquinas pesadas, iniciado no dia 15 e que acontecerá até o dia 27 de julho.
Serão três cursos, que consistem em retroescavadeira, que aconteceu no período de 15 a 18/07; motoniveladora (patrol), que iniciou no dia 19 e finaliza no dia 23/07; e trator de esteira, que acontecerá de 24 a 27/07.
Também estão previstas capacitações em beneficiamento, conservação e armazenagem de polpas de frutas, formação de garçom, drinks e coquetéis, de 29/07 a 02/08, com inscrições e informações na Sala do Empreendedor de Benjamin Constant.
Para o secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Fred Deivyd Monteiro Cabral, as atividades do novo ciclo do programa continuarão a fomentar os negócios locais. “Através do programa, nosso objetivo é continuar criando oportunidades de emprego e renda, assim impulsionando o desenvolvimento econômico do nosso município”, afirma.
Além disso, no mês de agosto será entregue o Plano de Ordenamento Turístico (POT), que foi elaborado durante seis meses para impulsionar o setor turístico no município. O plano visa mapear todos os serviços e principais pontos turísticos do município, elaborando um documento que norteia o desenvolvimento do setor para os próximos 10 anos. Cabral explica que o POT impulsionará o turismo no município, focando nas especificidades de Benjamin Constant.
“A partir da elaboração e entrega do POT, já iniciaremos ações para impulsionar o turismo benjaminense, com foco na oferta de produtos e serviços aos turistas que visitam a região da tríplice fronteira”, explica o secretário.
A continuidade do programa visa impulsionar o turismo, por meio da elaboração e implantação da Lei do Turismo; criação do Fundo Municipal do Turismo; capacitações para os agentes de turismo local; incentivos para criação de novos empreendimentos turísticos; e fomento ao turismo através de ações de crédito em parceria com instituições financeiras.
O município, que possui 2,8 mil pequenos negócios (DataSebrae – março 2023), executou o programa em 2023, beneficiando mais de 1.500 empreendedores por meio de cerca de 100 ações. Com o início do ciclo de 2024, a expectativa é que o Cidade Empreendedora continue a promover o desenvolvimento socioeconômico do território.
“O Sebrae Amazonas está comprometido em fornecer o suporte necessário para que os pequenos negócios do interior possam prosperar e contribuir significativamente para a economia local”, destaca a coordenadora estadual do Programa Cidade Empreendedora, Karina Carvalho.
No plano de trabalho estão previstas capacitações em atendimento ao cliente, mulher empreendedora, mecânica básica de motos, eletricista, formação de pedreiro, manicure e pedicure, barbeiro básico, beneficiamento de pescado, compras governamentais direcionadas à merenda escolar regionalizada, noções básicas de georreferenciamento, educação financeira para jovens, capacitação para gestores empreendedores no currículo escolar, oficina de mídias digitais, entre outros.