O Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae Amazonas, deu início à digitalização e ao tratamento técnico arquivístico dos documentos da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio de Boa Vista do Ramos. A iniciativa faz parte do plano de trabalho do programa que integra um conjunto de 199 ações previstas para os próximos 18 meses, com foco em áreas como desburocratização, gestão, inclusão socioprodutiva e sustentabilidade.
As primeiras etapas já estão em andamento e incluem a elaboração do Plano de Classificação Documental e da Tabela de Temporalidade, instrumentos fundamentais para organizar e padronizar o acervo da secretaria. A próxima fase envolve o tratamento técnico arquivístico, como triagem, classificação, higienização, acondicionamento em caixas e, por fim, a digitalização dos documentos, que serão integrados ao sistema de gestão eletrônica.
Para o prefeito de Boa Vista do Ramos, Jarlem de Almeida Trindade, a digitalização representa um avanço histórico na administração municipal.
“A digitalização vai garantir mais agilidade no acesso às informações, segurança documental e economia de recursos públicos. É um legado que deixaremos para as futuras gerações de servidores e cidadãos”, afirmou o prefeito.
Lançado oficialmente no dia 27 de maio, o programa Cidade Empreendedora tem expectativa de impactar mais de 4 mil pessoas em Boa Vista do Ramos, incluindo empreendedores, produtores rurais, servidores públicos e jovens em formação. Estão previstas capacitação de arbitragem, para futebol de campo; Oficina de Marchetaria; Gestão de Estoque; e Recepção, acolhimento qualificado e humanizado nas unidades de saúde. Os cursos acontecerão nos meses de agosto e setembro.