Para garantir o desenvolvimento do turismo sustentável, preservando o meio ambiente e promovendo a qualidade de vida da comunidade local, o Sebrae Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Careiro, está elaborando o Plano de Ordenamento Turístico (POT). No dia 21 de agosto, na Comunidade do Andaraí, foi realizado o 3º encontro de construção do POT.
Estiveram presentes o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Conselho Tutelar, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a organização não governamental Casa do Rio.
Além disso, participaram os hoteleiros e pousadeiros da região, que puderam discutir as demandas e desafios enfrentados por este setor, permitindo a construção de um plano que atenda às reais necessidades do município e dos negócios locais, como explica o consultor do Sebrae/AM, Cálidon Costa.
“Com a presença ativa de hoteleiros, pousadeiros e diversas entidades, demonstra-se o compromisso coletivo em construir um turismo que respeite nossas tradições, preserve o meio ambiente e ofereça experiências de alta qualidade para os visitantes. Esse esforço conjunto é essencial para que possamos alcançar um turismo organizado, que beneficie tanto os turistas quanto os moradores da região”, disse.
Com mais de 40 pousadas voltadas para a pesca esportiva e o turismo ecológico no município, durante o encontro foram debatidos o eixo estruturante de pesca esportiva sustentável, apontando para o potencial da região se consolidar como um dos principais destinos turísticos do estado. A pesca esportiva, praticada de forma sustentável, não apenas preserva os recursos naturais, mas também gera emprego e renda para a população local, fortalecendo a economia do município.
Para o prefeito de Careiro, Nathan Macenna, a construção do POT significa uma nova etapa para o turismo da região, principalmente para as atividades turísticas que envolvem a comunidade de forma social e sustentável.
“A construção do plano tem sido muito importante para o município, principalmente pelo envolvimento dos empresários e comunitários juntamente com o setor público. A inclusão da pesca esportiva no plano de ordenamento turístico, construído de forma participativa, reflete a voz da comunidade. Este processo participativo é essencial para garantir que as iniciativas adotadas estejam em sintonia com as expectativas e necessidades locais”, afirma o prefeito.
“Discutir a relevância da pesca esportiva no município de Careiro é um tema que se destaca como um dos pilares fundamentais do nosso plano de ordenamento turístico, atualmente em fase de construção participativa. A pesca esportiva, além de ser uma prática de lazer, representa uma oportunidade única de promover o desenvolvimento sustentável em nosso município e região, integrando os aspectos econômico, social e ambiental”, explica a secretária de Turismo, Neuzilena Diós.
Além da elaboração do POT, o plano de trabalho da parceria entre o Sebrae-AM e a Prefeitura de Careiro também prevê o diagnóstico turístico, a minuta da Lei de Taxa de Turismo e o Plano de Turismo do município.