Dando continuidade às transformações de desenvolvimento socioeconômico, a Prefeitura de Ipixuna assinou, na quinta-feira (23), o termo de adesão para executar o Programa Cidade Empreendedora 2025. O programa é realizado pelo SEBRAE Amazonas e tem como objetivo fortalecer os pequenos negócios e aprimorar a gestão municipal dos territórios.
O município aderiu ao programa em 2023, onde foi realizado até o primeiro semestre de 2024, período em que cerca de 600 pessoas foram impactadas por diversas atividades. Entre as capacitações realizadas, destacam-se: Boas Práticas na Fabricação da Farinha de Mandioca, Adubação em Frutíferas, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Noções Básicas de Georreferenciamento, Legislação Urbana e Meio Ambiente, além de Operador de Máquinas Pesadas, entre outras.
Para a prefeita Paula Augusta, a parceria representa um marco importante, além de fortalecer a Sala do Empreendedor.
“Nossa expectativa é dar continuidade aos avanços já conquistados. O Cidade Empreendedora tem trazido impactos significativos, e estamos confiantes de que, em 2025, esses resultados serão ainda maiores para a população”, afirma a prefeita.
Prefeita Paula Augusta e o agente de desenvolvimento do município. Foto: divulgaçãoAs Salas do Empreendedor são espaços de atendimento das Prefeituras Municipais que facilitam a abertura, regularização e baixa de empresas, além de oferecerem serviços exclusivos para Microempreendedores Individuais (MEI).
Com 24.311 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2022), Ipixuna possui 1,3 mil pequenos negócios, conforme dados do Data SEBRAE de março de 2023.
De acordo com o coordenador estadual do Programa Cidade Empreendedora, José Antônio Cardoso, a continuidade da iniciativa em Ipixuna é essencial para impulsionar o desenvolvimento local.
“A adesão ao Cidade Empreendedora 2025 reafirma o compromisso do município em investir no empreendedorismo e na gestão estratégica, contribuindo para transformar a realidade econômica e social da região,” destacou o coordenador.
Cidade Empreendedora – O Cidade Empreendedora é um programa desenvolvido pelo Sebrae que une gestão pública e pequenos negócios para promover o crescimento econômico local. Em 2024, o programa impactou mais de 9 mil pessoas em oito municípios do Amazonas, com a realização de mais de 500 ações.
Com 10 eixos estratégicos, o programa está alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), promovendo soluções integradas e duradouras. Entre os eixos estão: Gestão e Políticas Públicas, Inclusão Socioprodutiva, Resiliência Climática e Sustentabilidade, e Empreendedorismo na Escola, entre outros.
Os municípios interessados ainda podem aderir ao programa. O edital de adesão está aberto até 31 de janeiro de 2025 e pode ser acessado pelo site cidadeempreendedoraam.com.br.