ASN AM
Compartilhe

Itapiranga adere ao Programa Cidade Empreendedora

Município atuará com o programa no ciclo de 2025/2026
Por Thayssa Castro
ASN AM
Compartilhe

Buscando o desenvolvimento socioeconômico de Itapiranga, o município assinou, nesta quinta-feira (29), o termo de adesão ao Programa Cidade Empreendedora, ciclo 2025/2026. A adesão foi possível porque o Sebrae Amazonas reabriu o chamamento público do programa, após alguns municípios não concluírem as etapas necessárias para formalizar a parceria. Com isso, surgiu a oportunidade para que novas cinco cidades integrem o ciclo vigente. O prazo para adesão vai de 28 de maio a 6 de junho de 2025.

O município será beneficiado com ações voltadas à qualificação de empreendedores, desburocratização da gestão pública e incentivo à inovação nos setores produtivos. A oficina de mapeamento de demandas está prevista para acontecer no dia 4 de junho, data em que será elaborado o plano de atuação do programa para o município.

De acordo com o prefeito Thiago Lima, a adesão ao programa marca um momento importante para Itapiranga.

“Nosso propósito é impulsionar o desenvolvimento do município e o Sebrae é um excelente parceiro para isso. Com o Cidade Empreendedora, vamos fortalecer os pequenos negócios, melhorar a gestão pública e preparar nossa cidade para um futuro mais inovador e sustentável. É um passo estratégico para gerar oportunidades e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou o prefeito.

Cidade Empreendedora

O programa busca fortalecer a economia dos municípios ao conectar a gestão pública aos pequenos negócios. Em 2024, impactou mais de 9 mil pessoas em oito municípios do Amazonas, com a realização de mais de 500 ações.

Com 10 eixos estratégicos, o Cidade Empreendedora está alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), promovendo soluções inovadoras e duradouras. Entre os principais eixos estão: Gestão e Políticas Públicas, Inclusão Socioprodutiva, Resiliência Climática e Sustentabilidade, e Empreendedorismo na Escola.

Ao todo, 27 municípios assinaram o termo de interesse. No entanto, cinco não deram continuidade ao processo, o que levou o Sebrae-AM a reabrir o edital para o ciclo 2025/2026, com possibilidade de atendimento a até cinco novos municípios.

  • Cidade Empreendedora
  • Itapiranga