ASN AM
Compartilhe

Manicoré é o primeiro município a aderir ao Programa Cidade Empreendedora 2024

A partir de janeiro de 2024, o programa inicia o mapeamento de demandas e soluções para o município
Por ASN
ASN AM
Compartilhe

Para transformar a realidade socioeconômica da população, Manicoré é o primeiro município a assinar ao termo de adesão ao Cidade Empreendedora 2024, programa que será executado em parceria com a Prefeitura Municipal e o Sebrae Amazonas, tem o objetivo de oferecer ferramentas de empreendedorismo e soluções efetivas de desburocratização na gestão municipal, assim como gerar mais emprego, renda e oportunidades para a região.

De acordo com o DataSebrae, o município possui 6,7 mil pequenos negócios, sendo 4.147 de produtores rurais, ocupando assim o 11º ranking de pequenos negócios no Amazonas. Diante disso, além da promoção da cultura empreendedora para a zona urbana e rural, o programa também pretende atuar com os potenciais empreendedores e os agentes da administração municipal, melhorando o ambiente de negócios.

Em janeiro de 2024, o Sebrae/AM fará uma oficina com o secretariado municipal a fim de criar um plano de ação focado para as especificidades do município. O termo de adesão foi assinado pelo prefeito Lúcio Flávio do Rosário em 20 de novembro, onde estiveram presentes secretários municipais e uma parte do corpo técnico da prefeitura. “Vamos ter um projeto pioneiro em Manicoré, para que a gente possa articular todas as secretarias, criar um plano de ação e colocar Manicoré nesse nível do empreendedorismo”, comenta o prefeito.

Para o coordenador estadual do Cidade Empreendedora, Marcelo Souza, a assinatura do termo de interesse no programa é um dos primeiros passos para a prefeitura iniciar um processo de desenvolvimento socioeconômico. “Essa parceria é fundamental para que o programa seja executado em Manicoré. Aqui apresentamos o programa, seus dez eixos de atuação para o prefeito e para os secretários municipais, o próximo passo é realizar um mapeamento de demandas e apontar as soluções necessárias para a execução do Cidade Empreendedora em 2024”, explica o coordenador estadual.

Com um histórico longo de parceria entre a Prefeitura de Manicoré e o Sebrae/AM, diversas ações já foram executadas no município, entre elas o ‘Capacita Manicoré’, que por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, disponibilizou cursos de atendimento ao cliente, oficina de empreendedorismo e de canvas além de cursos na área de beleza: manicure e pedicure, corte de cabelo masculino e feminino e design de sobrancelhas.

-

Cidade Empreendedora – Estruturado em 10 eixos de atuação, o Cidade Empreendedora exerce pontos estratégicos e amplia as ações que o Sebrae/AM já realiza no Estado, assim como afirma o gerente de Empreendedorismo no Interior do SEBRAE, José Antonio Cardoso Fonseca, o programa integra diversas soluções. “O Cidade Empreendedora inclui desde a gestão municipal até os pequenos negócios, estimulando a economia local. Já podemos estimar um sucesso na execução do programa em 11 municípios neste ano, agora, com Manicoré sendo o primeiro a assinar o termo de adesão para 2024, reforça ainda mais o êxito do programa”.

Adesão ao Ciclo 2024 – A chamada para o Cidade Empreendedora está aberta até o dia 20 de dezembro de 2023. Entre os critérios de participação as prefeituras precisam estar entre os 62 municípios do Estado do Amazonas; ter aderência aos eixos temáticos trabalhados pelo programa e preencher todos os itens do formulário de inscrição e manifestação de interesse. Para as prefeituras interessadas em se inscrever e/ou saber mais sobre a metodologia, eixos estratégicos, soluções aplicadas, entrar em contato com a Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI), através dos contatos (92) 98560 0789, (92) 98634 4355 ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].

  • Cidade Empreendedora
  • Manicoré