ASN AM Atualização
Compartilhe

Novo Airão inicia novo ciclo do programa Cidade Empreendedora com foco no desenvolvimento sustentável

Programa será executado entre 2025 e 2026 e prevê 49 ações voltadas à população e ao fortalecimento dos negócios locais
Por Thayssa Castro
ASN AM Atualização
Compartilhe

Com uma economia que integra saberes tradicionais, forte economia local, turismo de base comunitária e atividades ligadas à floresta, o município de Novo Airão (distante aproximadamente 115 km de Manaus) inicia um novo ciclo de desenvolvimento sustentável com o lançamento oficial do programa Cidade Empreendedora. A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira (13), no plenário Edson Bezerra de Vasconcelos, na Câmara Municipal, localizada na avenida rua Antenor Carlos Frederico, 428.

Fruto da parceria entre o Sebrae Amazonas e a Prefeitura de Novo Airão, o programa será executado entre 2025 e 2026 e contempla 49 ações voltadas ao fortalecimento de pequenos negócios, à geração de renda e ao apoio a iniciativas sustentáveis em todo o território, incluindo comunidades ribeirinhas e empreendedores urbanos. A expectativa é impactar mais de 1.800 pessoas no município.

Uma das protagonistas das transformações já promovidas pelo programa no município é Angelina Dias Teixeira, agricultora e empreendedora de impacto da Comunidade Sobrado, localizada a aproximadamente uma hora de viagem fluvial da sede do município, via Rio Negro.

Angelina é a criadora do Cupulate, um chocolate feito a partir das sementes do cupuaçu, que antes eram descartadas. A iniciativa surgiu como alternativa sustentável para reaproveitar cerca de 40% da fruta que era desperdiçada no processo de produção. Hoje, além das sementes secas e trituradas que viram chocolate, as cascas são transformadas em embalagens para presente e as folhas de bananeira são utilizadas na apresentação do produto.

Com o Cupulate, Angelina está transformando a realidade da comunidade do Sobrado. Foto: Hudson Barros/SEBRAE-AM

-

Com o projeto, dez mulheres da comunidade participam do processo produtivo, gerando impacto direto nas famílias locais e valorizando a agricultura regional.

“Pra gente aqui da comunidade Sobrado, o Cidade Empreendedora tem sido uma porta que se abre para o conhecimento, a capacitação e para¾ gerar renda de verdade. Eu comecei como agricultora, mas fui aprendendo a empreender desde cedo, reaproveitando o que a gente produzia, como o cupuaçu, que antes era desperdiçado. E foi com apoio de cursos, com as oportunidades que o Sebrae trouxe pra cá, que eu consegui transformar um sonho em realidade: o Cupulate”, explica Angelina.

A empreendedora complementa:

“Agora, com o programa voltando mais um ano pra Novo Airão, e com essa nova gestão da prefeitura apoiando, a expectativa é crescer mais ainda. Que venham mais cursos, mais capacitações, que mais gente da comunidade possa empreender, diversificar sua renda, como já tem gente fazendo ecojoias, artesanato de madeira… E tudo isso sem agredir a natureza”, conclui.

Outro exemplo de transformação local é o da empreendedora Francimara Nascimento, que há cinco anos fundou uma panificadora junto com o esposo e o filho. Hoje, ela já emprega cinco pessoas com carteira assinada e vê no novo ciclo do programa uma oportunidade para seguir crescendo.

“Hoje, com o programa Cidade Empreendedora, que é uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Novo Airão, a gente vê que dá pra ir mais longe. A minha expectativa é que o programa continue trazendo capacitações, principalmente na nossa área de panificação e confeitaria, onde ainda é difícil encontrar profissionais preparados. Esses cursos são importantes não só pra quem já empreende, mas pra inspirar novas pessoas também”, afirma Francimara.

Fabiane França, Sebrae Manacapuru, prefeito Otávio Farias e o assessor chefe de gabinete da Presidência do Sebrae-AM, Paulo Silva. Foto: Hudson Barros/SEBRAE-AM

As transformações são vistas com entusiasmo pelo prefeito Otávio Farias, que acredita que o programa inicia um novo ciclo de impacto e desenvolvimento socioeconômico.

“As nossas expectativas são muito positivas dentro do programa Cidade Empreendedora, porque é um programa que, nos últimos anos, impulsionou e modernizou a administração pública. É isso que nós estamos buscando agora: focar em questões sensíveis da gestão pública e, com o empenho do funcionalismo e de todos os secretários, alcançar resultados concretos para prestar o melhor serviço possível ao nosso povo”, declarou.

O programa já teve uma atuação expressiva em Novo Airão entre 2023 e 2024, com cerca de 80 ações e impacto direto em quase 2.000 pessoas. Nesse período, foram promovidas capacitações para empreendedores rurais e urbanos, modernização da gestão pública, incentivo ao turismo e contribuições para a redução da pobreza.

Para o novo ciclo, a chefe do Escritório Regional do Sebrae-AM em Manacapuru, Fabiane França, reforça a importância do alinhamento com as vocações locais e o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

“Nossa meta, neste novo ciclo, é ampliar o alcance das ações, fortalecer as cadeias produtivas locais e garantir que mais pessoas possam ter acesso a conhecimento, renda e dignidade. A parceria com a prefeitura é essencial para que isso aconteça de forma integrada e duradoura”, destaca.

  • Cidade Empreendedora
  • Novo Airão