Com foco no desenvolvimento socioeconômico do município, o Sebrae Amazonas deu início, na terça-feira (15), à elaboração do plano de trabalho do programa Cidade Empreendedora em Parintins. A atividade foi realizada pelo Escritório Regional do Sebrae em Parintins, em parceria com a prefeitura municipal, na sede da instituição no município.
A oficina de mapeamento de demandas e soluções reuniu representantes de diversas secretarias municipais, entre elas: Obras e Infraestrutura; Terras, Cadastro e Arrecadação; Finanças; Administração; Controladoria Geral; Projetos e Convênios; Assistência Social, Trabalho e Habitação; Juventude, Esporte e Lazer; Produção, Abastecimento e Desenvolvimento; Comunicação; Turismo; Procuradoria Municipal; Cultura; Planejamento; Trânsito e Transporte; e Educação.

O objetivo da iniciativa é construir, de forma participativa, o plano de trabalho do programa que será executado no ciclo 2025-2026. A metodologia adotada baseia-se na escuta ativa e colaborativa, promovendo o levantamento de prioridades e soluções para a realidade local.
Segundo a chefe do Escritório Regional do Sebrae em Parintins, Luane Pedreno, o Cidade Empreendedora busca transformar os municípios por meio do fortalecimento do ambiente de negócios.
“O principal objetivo do Programa Cidade Empreendedora é criar um ambiente de oportunidade, estimular o crescimento da economia local e transformar o município por meio das atividades empreendedoras. A construção do plano é feita em conjunto com a gestão municipal, com o intuito de preparar o município, seja por meio de leis ou instrumentos, para favorecer o crescimento dos pequenos negócios e manter uma economia aquecida ao longo de todo o ano”, explicou.

Para o secretário municipal de Administração, Edy Albuquerque, a parceria com o Sebrae-AM é estratégica para o futuro da cidade.
“Nós teremos a oportunidade de investir na formação do capital humano do município. Com novos empreendimentos, startups e iniciativas voltadas para tecnologia da informação e comunicação, que inclusive estão formalizadas no nosso plano de governo, teremos impactos positivos reais para a sociedade”, afirmou.
Cidade Empreendedora – O programa Cidade Empreendedora conecta a gestão pública aos pequenos negócios locais para promover um ambiente favorável ao empreendedorismo e à geração de emprego e renda. Em 2024, o programa impactou mais de 9 mil pessoas em oito municípios do Amazonas, com a realização de mais de 500 ações.
Com 10 eixos estratégicos, o programa está alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), promovendo soluções inovadoras e duradouras. Entre os principais eixos estão: Gestão e Políticas Públicas, Inclusão Socioprodutiva, Resiliência Climática e Sustentabilidade, e Empreendedorismo na Escola.
No total, 27 municípios do estado já assinaram o termo de interesse para execução do programa no ciclo 2025/2026.