Preparando a Vila de Paricatuba, localizada a 30 quilômetros de Manaus, no município de Iranduba, para o início das atividades do projeto piloto ‘Viva Paricatuba’, foram realizadas entre os dias 12 e 15 de agosto capacitações em artesanato, atendimento encantador, marketing e vendas, além de treinamento básico para restaurantes. O projeto está sendo executado pelo Sebrae Amazonas, Bemol e Singulari Consultoria, com realização do Impact Hub Manaus e parceria com o Centro Social de Paricatuba, Iguana Turismo e o Grupo de Apoio Vila de Paricatuba.
O objetivo das capacitações é preparar os moradores, artesãos e empresários da localidade para o início das atividades do ‘Viva Paricatuba’, previsto para setembro. A primeira oficina foi ministrada por Suziane Oliveira, ex-secretária de turismo do município de Novo Airão, abordando o tema atendimento encantador. A segunda, focada em artesanato, foi conduzida por Simeão Anhape, da Inovarte, também de Novo Airão. A terceira oficina tratou de marketing, com o influenciador Vitor Israel, e a quarta foi liderada pela chef e proprietária do restaurante Caxiri, Débora Shornik, abordando gestão e operação de restaurantes.
Segundo Marcos Rocha, gestor de Comunidades do Impact Hub Manaus, as capacitações têm o objetivo de preparar os moradores da Vila para o mês de teste do projeto.
“Vamos testar um piloto em setembro, com a operação em funcionamento todos os dias. Essas capacitações são uma preparação para essa operação, abrangendo desde a gestão e operação de negócios que lidam com a manipulação de alimentos até o posicionamento em marketing e vendas dos negócios e serviços da comunidade”, afirma Rocha.
Rocha também acrescenta que o ‘Viva Paricatuba’ visa transformar a Vila de Paricatuba em uma comunidade empreendedora e sustentável, com foco no turismo de base comunitária.
“As capacitações também preparam os empreendedores e os comunitários em geral para ampliar sua visão empreendedora. A principal importância é gerar e despertar o espírito empreendedor nos moradores da vila e ajudá-los a enxergar que o atrativo turístico da vila pode gerar renda para a comunidade como um todo”, ressalta Marcos.
A analista do Sebrae/AM, Milene Silva, destaca a importância do momento de capacitação para o avanço do projeto.
“Estamos preparando os moradores para o mês de teste da rota turística que será implementada na Vila. Essas capacitações são essenciais para o desenvolvimento sustentável e para a geração de renda e emprego para os comunitários”, explica Milene.
O ‘Viva Paricatuba’ começou a ser executado em abril, e já foram realizados o mapeamento das atividades econômicas da comunidade e o levantamento das necessidades reais de formações e capacitações. O projeto atua por meio de cursos, oficinas e mentorias, abordando temas como negócios, gestão, atendimento e precificação, além de promover a melhoria dos produtos artesanais produzidos na comunidade, utilizando recursos locais. Também foram realizadas visitas técnicas a locais de referência para conhecer outras realidades de turismo sustentável. Está previsto para o mês de setembro uma visita com agências de viagens da capital, com o intuito de inserir a Vila de Paricatuba nos roteiros de turismo oferecidos no portfólio de cada empresa. Além disso, também será realizada uma feira criativa com participação da Bemol, Sebrae-AM, com a Diretoria Executiva e demais representantes das empresas que apoiam o ‘Viva Paricatuba’.
Na área do turismo, o projeto trabalha na organização dos atrativos turísticos, estruturação do atendimento e divulgação das ruínas e da vila, com seus demais pontos turísticos. Também está prevista a produção de um mapa físico e digital com informações sobre a vila, além do apoio na organização e implementação de uma feira de artesanato e uma feira criativa, que ocorrerão aos finais de semana.