Com o objetivo de elaborar de forma colaborativa o plano de trabalho para a execução do Programa Cidade Empreendedora, a Prefeitura de Rio Preto da Eva, em parceria com o SEBRAE Amazonas, realizou uma oficina de mapeamento de demandas. A atividade aconteceu nesta terça-feira (14), no Plenário Vereador Antônio Henrique de Aguiar, na Câmara Municipal.
A iniciativa é uma das etapas fundamentais para a execução do Programa, que utiliza uma metodologia de escuta ativa, indo a cada território para compreender suas características e especificidades na elaboração do plano de trabalho. Com o mapeamento de demandas, é possível estruturar diversas ações que podem contribuir tanto para a gestão municipal quanto para o incentivo e apoio às pequenas empresas e aos empreendedores. De acordo com o Data SEBRAE (2023), o município possui 3,8 mil pequenos negócios.
Outro ponto importante é que foram levantadas ações do plano de governo, conectando diretamente com as atividades que podem ser realizadas pelo programa. Entre elas estão a atualização do Plano Diretor do município, o Plano de Ordenamento Turístico (POT), capacitações para produtores rurais, o projeto Professor Inovador e ações para desburocratizar o ambiente de negócios.
Durante a oficina, estiveram presentes o corpo técnico do SEBRAE-AM, com gestores das Unidades de Inovação, Educação Empreendedora, Empreendedorismo no Interior e Projeto da Região Metropolitana, além de representantes das secretarias municipais e equipes técnicas, como a Ouvidoria Pública do Município (OPM), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Limpeza Pública (SEMIL), a Secretaria Municipal de Administração e Finanças (SEMAF), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA); Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM), Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), entre outras. Também participaram a AmazonasTur e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM).
Para a prefeita de Rio Preto da Eva, Socorro Nogueira, a expectativa com a execução do programa é desenvolver aspectos sociais e econômicos do território, resolvendo os principais gargalos do município.
“A gente está com uma expectativa muito positiva, porque serão tratadas todas as nossas demandas de Rio Preto da Eva, e, com certeza, com o acompanhamento do SEBRAE, teremos bons resultados. Vamos conseguir avançar; algumas problemáticas serão resolvidas. Então, estamos muito confiantes de que este programa veio para nos auxiliar e permitir que nossa cidade avance ainda mais”, afirma a prefeita.
As oficinas têm um papel estratégico ao aproximar a Prefeitura do SEBRAE-AM, com foco no desenvolvimento local. Segundo o coordenador estadual do Cidade Empreendedora, José Antônio Cardoso, o programa atua em parceria com as secretarias e entidades interessadas.
“Todas as unidades do SEBRAE estão correlacionadas, e é assim que queremos atuar nos municípios. Aqui em Rio Preto, o Cidade Empreendedora será executado com a elaboração deste plano de trabalho, que é construído pelas secretarias, de forma colaborativa. Assim, com muitas mãos, faremos a aceleração do desenvolvimento do município”, explica o coordenador.
Cidade Empreendedora no Amazonas – Focado no desenvolvimento socioeconômico dos municípios, o Programa já beneficiou mais de 20 mil pessoas em 20 municípios, com mais de 900 ações realizadas durante o ciclo de 2023 e 2024. Essas ações são organizadas em 10 eixos, alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), promovendo soluções integradas e duradouras. Entre os eixos estão: Gestão e Políticas Públicas; Lideranças Locais e Governança; Simplificação; Sala do Empreendedor; Compras Públicas e Acesso ao Crédito; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Socioprodutiva; Identidade, Vocações e Mercado; Inovação; Resiliência Climática e Sustentabilidade.
Até o momento, 13 prefeituras municipais já assinaram o termo de interesse para a execução do Programa. Os municípios interessados ainda podem aderir ao programa. O edital de adesão está aberto até 31 de janeiro de 2025 e pode ser acessado pelo site cidadeempreendedoraam.com.br.