Até o mês de junho, as Salas do Empreendedor atenderam mais de 13 mil empreendedores em 46 unidades instaladas nos municípios do Amazonas. Esse resultado representa um significativo apoio ao desenvolvimento econômico local, executado pelas Prefeituras Municipais em parceria com o Sebrae, principalmente para os pequenos negócios.
A Sala do Empreendedor é um espaço criado pelas prefeituras em parceria com o Sebrae para oferecer serviços de orientação, formalização e apoio aos empreendedores. Essas salas atuam como um ponto de referência para quem deseja abrir, regularizar ou expandir seu negócio.
Entre os serviços oferecidos estão a abertura de empresas, consultorias, orientações sobre financiamentos e capacitações. O coordenador de políticas públicas e das Salas do Empreendedor do Sebrae-AM, Marcelo Souza, explica que a atuação da instituição é fortalecida pela parceria com as prefeituras locais, que dotam infraestrutura e pessoal, enquanto o Sebrae disponibiliza o suporte técnico aos Agentes de Desenvolvimento (ADs) e disponibiliza profissionais especializados para atendimento aos empreendedores.
“As Salas do Empreendedor desempenham um papel essencial no apoio aos micro e pequenos empreendedores do Amazonas. Por meio dessa parceria com as prefeituras, conseguimos levar serviços de qualidade e orientação especializada para diversas regiões, incluindo os municípios mais distantes”, conta Souza.
As Salas do Empreendedor são fundamentais para o atendimento aos micro e pequenos empreendedores individuais, que muitas vezes encontram dificuldades para acessar serviços de orientação e apoio. Elas facilitam o processo de formalização e proporcionam um ambiente onde os empreendedores podem obter informações e apoio para crescer e se desenvolver. Essa iniciativa contribui para a geração de emprego e renda, promovendo o desenvolvimento econômico regional.
O coordenador ainda acrescenta que essa colaboração é essencial para a execução do serviço, permitindo que ele alcance empreendedores em diversas regiões do estado, inclusive em áreas mais remotas. “As Salas facilitam o processo de formalização e proporcionam um ambiente onde os empreendedores podem obter informações e apoio para crescer e se desenvolver. Essa iniciativa contribui para a geração de emprego e renda, promovendo o desenvolvimento econômico regional”, aponta.
Em 2023, as Salas do Empreendedor atenderam 29.145 clientes através de 49 unidades, que contaram com o apoio de 68 ADs. Nos primeiros seis meses de 2024, houve um aumento no número de ADS, contando agora com 88 profissionais. “O aumento no número de atendimentos e de Agentes de Desenvolvimento em 2024 reflete nosso compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo local. Estamos trabalhando continuamente para que cada vez mais empreendedores possam se formalizar e crescer, contribuindo para a economia do nosso estado”, explica Souza.
Os ADs são profissionais capacitados pelo Sebrae para atuar nas Salas do Empreendedor. Eles desempenham um papel na articulação, orientação e apoio aos empreendedores, ajudando na formalização de negócios, oferecendo consultorias e promovendo capacitações.