O SEBRAE Amazonas continua uma série de capacitações com foco nos Agentes de Desenvolvimento (ADs) que atuam nas Salas do Empreendedor, em parceria com as Prefeituras municipais. O terceiro encontro ocorreu nos dias 10 e 11 de setembro no polo de Autazes e Madeira, que contemplam municípios vizinhos, com o objetivo de fortalecer a rede de apoio aos empreendedores locais e garantir um atendimento mais qualificado e eficiente.
O Polo Madeira atende os municípios de Borba, Manicoré, Novo Aripuanã e Nova Olinda do Norte e o Polo Autazes os municípios de Autazes, Careiro, Careiro da Várzea e Manaquiri. A primeira atividade que visa qualificar os ADs por polos estratégicos, aconteceu no município de Tefé, nos dias 28, 29 e 30 de agosto, o polo atende os municípios de Alvarães, Maraã, Juruá e Fonte Boa, que atualmente possuem Salas do Empreendedor.
Nos dias 3 e 4 de setembro, a unidade do SEBRAE em Manacapuru sediou o Encontro, o polo que contempla Manacapuru, Beruri, Novo Airão e Caapiranga, os agentes receberam treinamentos para aprimorar os serviços prestados nas Salas do Empreendedor, garantindo suporte mais eficaz aos pequenos empreendedores da região.
Marcelo Souza, coordenador das Salas do Empreendedor do Sebrae-AM, enfatiza a importância dessas capacitações para a melhoria do atendimento.
“Os Agentes de Desenvolvimento são a linha de frente no atendimento aos nossos empreendedores. Eles garantem que, desde o processo de formalização até o crescimento dos negócios, os pequenos empresários recebam o suporte necessário para superar desafios e expandir suas atividades. A capacitação contínua desses profissionais é crucial para mantermos um padrão elevado de atendimento nas Salas do Empreendedor, que têm sido verdadeiras portas de entrada para o desenvolvimento econômico nas cidades do interior”, explica Souza.
O SEBRAE-AM tem adotado uma estratégia de capacitação regional, por meio de polos, para facilitar o acesso dos agentes e garantir uma uniformidade nos serviços oferecidos em todo o estado. Até o final de agosto de 2024, as 48 unidades das Salas do Empreendedor dos municípios já haviam atendido mais de 24 mil empreendedores, com o suporte de 88 Agentes de Desenvolvimento em atuação no Amazonas.
Os temas abordados durante as capacitações incluem o Selo Sebrae Referência em Atendimento, estratégias para aumentar a presença digital nos municípios, análise de dados, qualificação no atendimento e revisão do planejamento das salas. Além disso, parcerias estratégicas com instituições como a Junta Comercial do Estado do Amazonas (JUCEA), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM) também foram discutidas. Entre os temas práticos, os agentes foram capacitados em processos de abertura e encerramento de MEIs, o uso do Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) e a emissão de DAS, entre outros tópicos essenciais para o dia a dia dos empreendedores.