ASN AM Atualização
Compartilhe

Sebrae Delas celebra mês das mulheres durante a 4ª edição no Sesi

Mais de 700 mulheres compareceram ao Sesi – Clube do trabalhador para troca de experiências e networking.
Por ASN Amazonas
ASN AM Atualização
Compartilhe

O evento que marca o mês feminino no Amazonas reuniu cerca de 700 mulheres no Sesi – Clube do Trabalhador e contou com uma programação variada de workshops, mentorias, palestras e talk show na última sexta-feira (22). A 4ª edição do Sebrae Delas é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) para fortalecer o empreendedorismo feminino e fomentar ações que promovam melhorias de gestão de micro e pequenas empresas comandadas por mulheres no estado.

A superintendente do Sebrae-AM, Ananda Carvalho Normando Pessôa, destacou o sucesso da edição e o compromisso assumido pela instituição no apoio as mulheres que empreendem ou desejam ter seu próprio negócio.

“O Sebrae Delas desempenha um papel importante na promoção do empreendedorismo feminino local. Temos uma responsabilidade enorme por sermos uma referência de uma diretoria que é composta exclusivamente por três mulheres, algo inédito no país, e correspondemos a 28% de mulheres amazonenses a frente dos negócios, ou seja, temos muito a crescer e por isso a importância de um evento como esse, para incentivar e fazer com que o empreendedorismo feminino se desenvolva com mais força em nosso estado”, frisou a superintendente.

Sebrae Delas
Foto: Wellington Mamud

O encontro realizado nas dependências do Sesi – Clube do Trabalhador – contou com a presença de diversas empresárias de sucesso com trajetórias e áreas de atuação em busca de estratégias inovadoras para os negócios. Durante a abertura, a especialista em finanças, Ana Carolina Reis, deu o pontapé oficial na série de palestras do dia ao abordar sobre os princípios de investimento e as considerações adicionais, dadas as disparidades de gênero que ainda existem em muitos contextos. Ela ainda apresentou recursos e dicas para que as mulheres invistam tempo em aprender sobre investimentos e entender os fundamentos do investimento.

Para auxiliar as participantes, o Sebrae Delas disponibilizou diversos pontos de atendimentos para ajudar as empreendedoras a acessarem recursos, informações e financiamentos para seus negócios, fornecendo orientação sobre linhas de crédito, investimentos e programas de apoio financeiro disponíveis.

Segundo a coordenadora do programa no Amazonas, Âmina Pontes, o evento é mais um dos objetivos alcançados pelo Sebrae-AM para oferecer suporte contínuo às empreendedoras.

“Esse evento não acaba aqui, vamos continuar auxiliando cada dona de negócio na resolução de desafios e na superação de obstáculos ao longo do processo de empreendedorismo, seja por meio da “Trilha do Conhecimento Sebrae Delas”, “Prêmio Sebrae – Mulher de Negócios”, “Mulher, Mãe e Negócios”, e tantas outras iniciativas que buscam levar e agregar conhecimento para que as mulheres amazonenses encontrem oportunidades para crescer e inovar”, disse Âmina.

Sebrae Delas
Foto: Wellington Mamud

-

Durante a programação, um talk com o tema sobre a economia criativa foi desenvolvido com a presença das empresárias Rita Prossi, Débora Shornik e Yrá Tikuna. As empreendedoras discutiram sobre a ampla gama de setores que fazem parte da economia criativa e de como ela pode promover maior diversidade cultural e promover a inclusão social e igualdade de gênero.

Todos os anos, o Sebrae-AM facilita o acesso de empreendedores criativos a mercados e redes de contato, promovendo eventos, feiras, rodadas de negócios e plataformas de networking que conectam produtores, artistas e criativos a potenciais clientes, investidores e parceiros de negócios. A expositora e parceira da instituição há mais de quatro anos, Viviane Conde, comentou sobre as oportunidades de crescimento que o evento apresenta ao público.

“Eu tenho a honra de participar de mais uma edição do Sebrae DELAS com a minha empresa ‘Joy Pipocas Nobres’, e permanecer nessa parceria me permite continuar me conectando com outras pessoas e possíveis clientes, criando comunidades de apoio onde posso reter recursos, conhecimentos e experiências. ”

-

Antes da última palestra do dia, a doutora em biotecnologia e especialista em Pesquisa, Desenvolvimento (P&D) e Inovação, Marília Costa Marília, subiu ao palco para abordar sobre o papel da inovação nos negócios e a relevância dele para o crescimento e sucesso a longo prazo do empreendimento em um ambiente econômico de constante mudança.

“A inovação pode ser impulsionada por meio de colaborações e parcerias com outras empresas, instituições acadêmicas, startups e até mesmo clientes. Essas parcerias podem trazer novas ideias, insights e recursos para o processo de inovação, e é isso que fizemos aqui, por isso o Sebrae Delas é um evento que agrega e colabora para desenvolver mais inovação para os negócios”, comentou Marília.

Sebrae Delas

No desfecho do evento, a CEO da Wakanda Educação, Karine Oliveira, compartilhou sua história e trajetória na criação da fundação que leva conteúdos do empreendedorismo tradicional para a linguagem informal e regional através de cursos de formação, permitindo o acesso e fortalecimento de negócios periféricos. Segundo Karine, “a Wakanda vem trazendo um ambiente acolhedor, especialmente para as mulheres”, com a intenção de “que cada uma delas enxergue a grandiosidade dela e do que ela já é”, disse a empresária.

O eventou contou com os parceiros institucionais e empresariais, tais como: Vizzela, Comepi, Senac-AM, Bemol Farma, World Queen e Escola de Maquiagem Profissional (EMP), além da Defensoria Pública do Estado do Amazonas – DPE-AM; Secretaria Estadual de Assistência Social – SEAS; Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania – SEMASC; Ordem dos Advogados do Estado do Amazonas – OAB/AM, Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas – CRC-AM; Conselho Regional de Administração do Amazonas – CRA-AM, Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura – CMEC; Associação de Mulheres Empreendedoras (Ame Divas) e a Frente Parlamentar de Apoio à Micro e Pequenas Empresas e Empreendedoras Individuais do Amazonas – FREMPEEI/AM.

-

Sebrae Delas

Sebrae Delas, programa de apoio ao empreendedorismo feminino, realizou na última quarta-feira (20), um encontro anual em Brasília que marcou o pré-lançamento do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024 e o anúncio de parcerias com o governo federal para a inclusão e promoção da independência financeira das mulheres.

O Sebrae lançará, ainda, cartilha voltada às unidades estaduais da instituição em todo o país com orientações para o enfrentamento à violência contra a mulher. A expectativa é que cerca de 7 mil colaboradores possam se engajar, identificar sinais de risco, combater e acolher as vítimas.

O programa atendeu, nos últimos cinco anos, mais de 14,2 milhões de mulheres com incentivo, valorização e aceleração da jornada empreendedora.

-

-

-

-

-

  • Empreenda como uma mulher
  • Empreendedorismo Feminino
  • Mês da Mulher
  • Mulheres & Negócios
  • Pequenos Negócios
  • Sebrae Delas