Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e negócios locais sustentáveis, a Prefeitura de Careiro, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), em parceria com o SEBRAE Amazonas, está realizando uma série de cursos com materiais recicláveis utilizando garrafas PET nas comunidades do município. Além disso, estão sendo implementadas iniciativas para fomentar e organizar o turismo local.
As atividades visam promover a sustentabilidade e incentivar a geração de renda, capacitando os moradores a transformar resíduos em artesanato. No setor de turismo, as atividades estão sendo fortalecidas por meio de planejamentos específicos. Entre as ações em andamento estão a elaboração do Plano de Ordenamento Turístico (POT), o diagnóstico turístico, a minuta da Lei de Taxa de Turismo e o Plano de Turismo do município.
Capacitações – Segundo a secretária de Turismo, Neuzilena Macena, a próxima etapa dos cursos será realizada em comunidades rurais, ampliando o alcance do projeto.
“A ação reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, levando oportunidades para diferentes regiões do município”, explica a secretária.
As capacitações para a confecção de cestas com materiais recicláveis serão realizadas nas comunidades de P.A Panelão, de 17 a 19/10; Ramal do São José, de 21 a 23/10; Araçá, de 24 a 26/10; e Purupuru, de 29 a 30/10.
Já foram realizadas oficinas para a confecção de vassouras com garrafas PET nas comunidades do Distrito do Purupuru, no Distrito do Araçá, no Distrito do Tilheiro, no Distrito Sumaúma e na sede de Careiro.
Turismo – O objetivo das iniciativas no setor de turismo é aprofundar a compreensão das condições atuais do município, identificando potencialidades, desafios e necessidades específicas. Esse processo envolve a coleta de informações sobre infraestrutura, atrativos, perfil dos visitantes e a percepção dos moradores sobre o turismo. O diagnóstico contínuo é essencial para fornecer uma base sólida para a formulação de estratégias que impulsionem o desenvolvimento sustentável do turismo local.
A continuidade das atividades envolve reuniões com o setor hoteleiro e de pousadas do município, seminários temáticos sobre a aplicação da análise SWOT e a construção participativa do POT, com foco na pesca esportiva. Também estão previstas reuniões regulares para a análise dos resultados coletados, elaboração de relatórios finais com recomendações específicas e discussão do plano de ação, além do estabelecimento de parcerias para a implementação das melhorias no setor turístico.