-
O Sebrae Amazonas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) oficializaram, na última quinta-feira (02/10), o lançamento do primeiro plano de ação conjunto voltado ao fortalecimento do setor primário no estado. A iniciativa integra o Acordo de Cooperação Técnica “Juntos pelo Agro” e tem como objetivo somar esforços entre as duas instituições para promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio amazonense, com atenção especial aos produtores e agricultores familiares.
A assinatura do plano ocorreu no estande do Senar durante a 47ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), que acontece em Manaus até o dia 5 de outubro. O evento reuniu representantes das diretorias do Sebrae e do Senar, além de lideranças sindicais e produtores rurais, marcando um novo capítulo na atuação integrada das entidades em prol da interiorização, da competitividade e da valorização do homem do campo.
A atuação abrangerá municípios do interior do Amazonas, com foco inicial na cadeia produtiva da fruticultura. A iniciativa prevê, ainda, a possibilidade de expansão para outras atividades estratégicas, como a olericultura e a suinocultura, conforme o avanço do plano e as demandas locais.
A diretora-superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Pessôa, reforçou o espírito de colaboração entre as instituições.

“Vivemos uma comunhão de causa e de valores. Nós nos movemos por legado, não por interesses individuais. E isso, no conjunto, tem feito a diferença no trabalho que buscamos todos os dias levar aos produtores”.
Durante a cerimônia, o presidente do Sistema Faea Amazonas, Muni Lourenço, destacou a importância da parceria.

“Nós somos sistemas irmãos, Senar, Faea, Sebrae, e assinamos aqui, na presença de todos vocês, uma cooperação que, com certeza, nos próximos dois anos, vai trazer mais avanços para o nosso agro do Amazonas. O nome da parceria já diz tudo: Juntos pelo Agro. É uma parceria selada a nível nacional pela nossa CNA com o Sebrae, onde o Senar entra com ações da porteira para dentro da propriedade, e o Sebrae com ações da porteira para fora, como empreendedorismo e apoio à comercialização”.
O plano de ação contempla ações complementares nas áreas de inovação tecnológica, acesso a mercado, consultoria e assistência técnica gerencial. A proposta é evitar sobreposição de iniciativas e garantir que os investimentos realizados pelas instituições resultem em impacto direto na produtividade e na competitividade dos produtores locais.
A diretora técnica do Sebrae Amazonas, Lamisse Cavalcanti, celebrou o avanço institucional e os impactos esperados.

“Estamos muito felizes em assinarmos esse termo de parceria com o Senar para trabalharmos juntos pelo agro aqui no Amazonas, primeiro estado da região Norte a desdobrar esse programa tão importante. Com certeza, vamos trazer maior competitividade, maior produtividade e maior lucratividade para o empreendedor e para o produtor rural do Amazonas”.

“Esse nosso compromisso abraça, junto com o Senar, realizações futuras. Já temos muita coisa boa feita, já temos o caminho das pedras, e esse compromisso só vem para consolidar ainda mais, levar para outros municípios, para outros produtores e confirmar a nossa orientação da interiorização. Isso é Sebrae, isso confirma a força e a pujança do agronegócio do Amazonas. Falo com alegria, falo com orgulho, pertencimento”, salientou a diretora administrativa e financeira do Sebrae Amazonas, Adrianne Antony.
O assessor-chefe do gabinete da presidência do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Amazonas, Paulo Roberto da Silva, falou sobre a iniciativa.

“Essa parceria entre Sebrae e Senar é mais do que institucional, é humana. É sobre cuidar das pessoas, dos filhos da terra, e garantir que o desenvolvimento chegue com dignidade e respeito”.
Foto: Divulgação / Sebrae Amazonas.
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 98639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.