ASN AM Atualização
Compartilhe

Cidade Empreendedora impulsiona desenvolvimento de Silves e projeta 70 ações até o fim de 2026

Mais de 700 pessoas já foram diretamente beneficiadas em 2025
Por Doris Rios
ASN AM Atualização
Compartilhe

O município de Silves vem registrando avanços significativos no fortalecimento do empreendedorismo e no desenvolvimento socioeconômico a partir da execução do Programa Cidade Empreendedora. No primeiro ciclo da iniciativa, realizado ao longo de 2025, mais de 700 pessoas já foram diretamente beneficiadas por ações voltadas à qualificação profissional, educação empreendedora e modernização da gestão pública.

Ao todo, o programa prevê a realização de 70 ações até o final de 2026, distribuídas em sete eixos estratégicos, com atuação integrada entre poder público, empreendedores, estudantes e a sociedade em geral. As iniciativas têm foco na valorização das vocações locais, inclusão socioprodutiva, fortalecimento dos pequenos negócios e melhoria do ambiente de negócios no município.

Somente em 2025, as ações executadas impactaram empreendedores formais e informais, potenciais empreendedores, estudantes, professores e servidores públicos, consolidando o Cidade Empreendedora como um importante instrumento de transformação social e econômica em Silves.

Entre as capacitações já realizadas, destacam-se cursos voltados à inclusão socioprodutiva e geração de renda, como Borracheiro (carro e moto), Artesanato de Texturas e Aplicações Artísticas (Marchetaria), Café Regional Tradicional, Culinária Regional, Treinamento de Pizzaiolo e Melhoramento do Churrasquinho. As formações ampliaram oportunidades de inserção produtiva, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

No eixo Identidade, Vocações e Mercado, foram desenvolvidas ações estratégicas como capacitações em Elaboração de Lembranças e Artesanato Regional de Silves, Plantio de Café e a Missão Técnica à Semana Internacional do Café (SIC). O município também contou com a elaboração do Plano de Ordenamento Turístico de Silves (POT 2026–2033), documento que orienta o crescimento sustentável do turismo e a organização da atividade no território.

Já no eixo Empreendedorismo nas Escolas, o programa alcançou estudantes e profissionais da educação por meio de oficinas e formações em Educação Financeira, Gestão Escolar, Metodologias Ativas, BNCC, Práticas Inclusivas, Técnicas de Projetos Educacionais e Formação SAEB, fortalecendo a cultura empreendedora desde a educação básica.

Para 2026, o planejamento prevê a ampliação das ações, com a execução de mais de 40 novas iniciativas, abrangendo capacitações profissionais em áreas como agricultura familiar, pesca, gastronomia, artesanato, turismo, construção civil, manutenção de equipamentos, serviços e economia criativa. O próximo ciclo também contempla consultorias e ações estruturantes voltadas à Sala do Empreendedor, simplificação de processos, apoio à formalização, acesso ao crédito, compras públicas e aprimoramento da gestão municipal.

As ações dos eixos Gestão e Políticas Públicas, Simplificação, Compras Públicas e Acesso ao Crédito e Sala do Empreendedor seguirão apoiando a modernização administrativa, contribuindo para a desburocratização dos serviços, melhoria do ambiente de negócios e maior participação das micro e pequenas empresas nas oportunidades geradas pelo poder público.

De acordo com a chefe do Escritório Regional de Itacoatiara, Jady Costa, os resultados alcançados em Silves demonstram o impacto positivo de uma atuação integrada e alinhada às necessidades locais.

“Já conseguimos beneficiar diretamente mais de 700 pessoas em Silves, por meio de ações que fortalecem o empreendedorismo, a inclusão produtiva e a gestão pública. Até o final de 2026, a expectativa é ampliar ainda mais esse alcance, consolidando um ambiente de negócios mais forte, sustentável e conectado às vocações do município”, destaca.

  • Cidade Empreendedora