ASN AM
Compartilhe

Fonte Boa amplia ações do Cidade Empreendedora e projeta cerca de 20 iniciativas estruturantes para 2026

Programa já impactou cerca de 300 pessoas e deve alcançar mais de 700 até o final do ciclo
Por Doris Rios
ASN AM
Compartilhe

O município de Fonte Boa entra em uma nova fase do Programa Cidade Empreendedora em 2026, com a execução de 16 ações estruturantes voltadas ao fortalecimento das vocações locais, inclusão socioprodutiva, sustentabilidade e modernização da gestão pública. Executado pelo Sebrae Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Fonte Boa, o programa amplia sua atuação tanto na área urbana quanto em setores estratégicos do município, consolidando um ambiente mais favorável ao desenvolvimento econômico e social.

As ações previstas para 2026 estão distribuídas em sete eixos estratégicos e incluem capacitações, consultorias e iniciativas voltadas às cadeias da produção rural, agricultura familiar, economia criativa, esportes, turismo, infraestrutura urbana e gestão pública. Entre os destaques estão capacitações em adubação de frutíferas, boas práticas na fabricação de farinha de mandioca, cultivo do açaí, compras da agricultura familiar para a merenda escolar, marketing e comunicação, teatro, regularização fundiária, elétrica e hidráulica básica, lavagem automotiva, arbitragem e formação de treinadores esportivos.

O planejamento de 2026 também contempla ações estruturantes de gestão pública, como a implantação da REDESIM Municipal, a plataforma Contrata Mais Brasil, além de consultorias para a criação e fortalecimento da legislação municipal do turismo e do Fundo Municipal de Turismo, iniciativas fundamentais para organizar o setor, estimular investimentos e fortalecer a governança local.

Os avanços previstos para 2026 se somam aos resultados já alcançados pelo Cidade Empreendedora em Fonte Boa. Ao longo de 2025, o programa já impactou mais de 300 pessoas, por meio de 13 ações concluídas, entre cursos de capacitação e consultorias.

Entre as ações executadas estão capacitações em avicultura, beneficiamento de aves, processamento de polpas de frutas, boas práticas de fabricação de doces e compotas, horta orgânica, compostagem, corte e costura, costura criativa, oratória, gestão de recursos humanos, elaboração de projetos para captação de recursos e administração de associações, além de consultorias voltadas à modernização dos processos administrativos e de compras públicas do município.

De acordo com o Prefeito de Fonte Boa, Lázaro de Araújo, o programa tem papel estratégico no desenvolvimento do município.

“Em Fonte Boa, temos avançado de forma consistente em áreas fundamentais como a produção rural, a sustentabilidade, a inclusão produtiva e o fortalecimento da gestão pública. Para 2026, o foco é consolidar essas iniciativas, com ações estruturantes e duradouras que ampliem os resultados já alcançados, impulsionem a economia local e melhorem a qualidade de vida da nossa população”, destaca o prefeito.

  • Cidade Empreendedora