ASN AM
Compartilhe

Parceria firmada em 2026 fortalece empreendedorismo em Tefé com criação do Centro de Atendimento ao Empreendedor

Centro de Atendimento ao Empreendedor – CAE visa fomentar o desenvolvimento econômico do município
Por Doris Rios
ASN AM
Compartilhe

O Sebrae Amazonas e a Associação Comercial e Empresarial de Tefé (ACET) firmaram, nesta semana, um acordo de cooperação para a implantação e funcionamento do Centro de Atendimento ao Empreendedor – CAE. A ação reforça a estratégia de atendimento já existente no município, realizada por meio da Sala do Empreendedor e do Escritório Regional, em articulação com a Prefeitura Municipal.

A iniciativa consolida uma parceria estratégica voltada ao desenvolvimento econômico local, com foco no apoio direto a micro e pequenas empresas, empreendedores individuais e, de forma especial, ao empreendedorismo feminino. O CAE passa a funcionar como um espaço de referência para quem busca orientação, capacitação e suporte técnico para abrir, regularizar ou fortalecer seu negócio.

No Centro de Atendimento ao Empreendedor – CAE, os empreendedores de Tefé poderão contar, conforme disponibilidade e programação, com consultorias especializadas, cursos de capacitação, oficinas práticas e orientações voltadas à gestão, formalização e ao crescimento sustentável dos negócios. A parceria também prevê suporte em áreas essenciais como assessoria jurídica e contábil e, quando viável, apoio ao acesso ao crédito, em articulação com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

Para a presidente da ACET, Isaide de Lima, a parceria firmada neste início de 2026 representa um avanço significativo para o comércio local e para a valorização das empreendedoras do município.

“Essa parceria com o Sebrae-AM fortalece o apoio ao comércio local, especialmente às empreendedoras, considerando que a ACET possui um Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura. Nosso objetivo é dar visibilidade ao empreendedorismo feminino, oferecendo suporte às micro e pequenas empresas por meio de consultorias, cursos de capacitação, oficinas e assessoria jurídica. Temos advogado na diretoria, estamos buscando parceria com a OAB local, além de assessoria contábil para regularização e acompanhamento das empresas e, futuramente, suporte no crédito junto à Afeam. O principal objetivo é fomentar a economia local”, destacou.

Com a criação do Centro de Atendimento ao Empreendedor – CAE, o Sebrae e a ACET reforçam o compromisso com a melhoria do ambiente de negócios em Tefé, promovendo inclusão produtiva, fortalecimento das empresas locais e geração de renda. A parceria firmada neste ano consolida o município como um importante polo de estímulo ao empreendedorismo no interior do Amazonas.

  • Sala do Empreendedor
  • Tefé