As Salas do Empreendedor, iniciativa das prefeituras municipais em parceria com o Sebrae Amazonas, encerraram 2025 com resultados expressivos no apoio aos pequenos negócios no estado. Ao longo do ano, foram realizados 45.206 atendimentos, beneficiando 23.573 clientes e 12.338 empresas, entre Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).
Atualmente, o Amazonas conta com 62 Salas do Empreendedor implantadas, sendo 59 em funcionamento nos municípios, com a contratação de 114 Agentes de Desenvolvimento (ADs). Deste total, 12 salas ultrapassaram a marca de mil atendimentos, demonstrando a capilaridade e o alcance da iniciativa em diferentes regiões do estado.
Em 2025, o Sebrae Amazonas avançou na ampliação do modelo ao firmar um Termo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI). O acordo marca a implantação da primeira Sala do Empreendedor estadual, criada em parceria direta com o poder estadual, com o objetivo de desburocratizar os serviços e ampliar o apoio aos micros e pequenos empreendedores. O espaço funciona na Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setempi), fortalecendo o acesso dos empreendedores aos serviços essenciais para a formalização e o desenvolvimento dos negócios.
Ainda em 2025, o Sebrae Amazonas implantou em Pauini a Sala do Empreendedor, com recursos da emenda parlamentar nº 02/2024, de autoria do deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil) e parceria com a Prefeitura de Pauini. A iniciativa amplia o acesso dos micros e pequenos empreendedores aos serviços de orientação, capacitação e apoio à formalização, fortalecendo o ambiente de negócios e o desenvolvimento econômico local.
As Salas do Empreendedor oferecem serviços de orientação, formalização e apoio aos empreendedores, funcionando como ponto de referência para quem deseja abrir, regularizar ou expandir seu negócio. Entre os principais serviços estão a abertura de empresas, consultorias, orientações sobre acesso a crédito e capacitações.
De acordo com o coordenador de Políticas Públicas e das Salas do Empreendedor do Sebrae-AM, Marcelo Souza, os números refletem a consolidação da iniciativa como política pública de desenvolvimento local.
“Os resultados de 2025 demonstram a importância das Salas do Empreendedor para o fortalecimento dos pequenos negócios no Amazonas. As parcerias com as prefeituras, o Governo do Estado e o Parlamento Estadual permitem levar orientação e serviços de qualidade aos empreendedores, inclusive nos municípios mais distantes, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico local”, destaca Marcelo Souza.
O Sebrae é responsável pelo suporte técnico às Salas do Empreendedor, pela capacitação dos Agentes de Desenvolvimento e pontualmente dispõe de profissionais especializados, enquanto as prefeituras e parceiros institucionais garantem a infraestrutura e as equipes locais para atendimento à população empreendedora.
As Salas do Empreendedor contribuem diretamente para a formalização de negócios, geração de emprego e renda e para o fortalecimento da economia nos municípios amazonenses.

