Produtores rurais e empreendedores do agronegócio foram homenageados com medalhas da ‘Ordem do Mérito Agropecuário do Amazonas 2022’ na noite desta terça-feira, 13/9, no Palácio Rio Negro, em Manaus. Na cerimônia, promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), a Embrapa Amazônia Ocidental foi a principal condecorada da noite, com a medalha ‘Mérito Agropecuário Eurípedes Lins’.
Promovido desde 1998, o evento premiou nesta edição o piscicultor Johames Bastos Guimarães; o pecuarista Renato Gomes Pereira – que é dono Matupi Fabricação de Laticínios, em Manicoré; o produtor de grãos de soja, arroz e milho Jocelito Foleto e o avicultor Norikatsu Miyamoto.
Para o presidente da FAEA e do Conselho Deliberativo do Sebrae Amazonas, Muni Lourenço, o prêmio tem o objetivo de reconhecer e incentivar produtores rurais e empreendedores do agronegócio que contribuem com o desenvolvimento do setor primário no estado. “É um momento de reconhecimento, de exibir a trajetória vitoriosa desses empreendedores rurais amazonenses e exaltando esses bons exemplos, inclusive para as futuras gerações”, destacou.
Principal homenageada, a Embrapa foi representada pelo diretor geral Everton Rabelo Cordeiro, que ressaltou a satisfação pela medalha. “A Embrapa tem 49 anos de existência e a relação com a FAEA no estado é muito sólida. É um instrumento de levarmos as tecnologias dos serviços que temos desenvolvido com a nossa pesquisa pra toda produtores rurais”, disse.
Estiveram presentes no evento também o secretário de Produção Rural, Petrucio Magalhães, presidentes de sindicatos no segmento e empreendedores em geral, além de representantes de instituições financeiras e outros parceiros. Representando o Sebrae Amazonas, a diretora superintendente Lamisse Said celebrou a ocasião de reconhecimento.
“Momento muito importante, mostrando a força do agronegócio aqui no estado do Amazonas e realmente homenageando pessoas, empresários que começaram lá atrás, pequenos, e que, hoje, estão aí, grandes, gerando emprego e renda no estado, principalmente no interior do Amazonas”, destacou.