Acreditando que as mulheres desempenham um papel transformador na formação da economia global, a Coca-Cola Brasil e a Solar Coca-Cola, em parceria com o Sebrae, por meio do programa ‘Empreenda como uma mulher’, capacitou 500 empreendedoras do ramo de alimentos e bebidas no Amazonas. A primeira turma do projeto no Estado fortaleceu as habilidades empreendedoras de 400 mulheres em Manaus e 100 em Parintins.
De acordo com a Head de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil, Katielle Haffner, as ações dentro da plataforma ‘Coca-Cola dá um Gás no seu Negócio’, visam capacitar centenas de milhares de pequenos empreendedores do varejo alimentício no Brasil, apoiando, inspirando e fortalecendo a rede de negócios formalizados, informais ou em fase de formalização.
“Buscamos amplificar nosso impacto positivo no país, potencializando a força econômica das mulheres. Elas já possuem habilidades empreendedoras, então nós, Coca-Cola Brasil e parceiros, fornecemos as ferramentas e a direção assertiva para o mundo dos negócios dessas empreendedoras”, ressalta Katielle Haffner. “Com programas como esse, promovemos sua inclusão produtiva e empoderamento, contribuindo para sua capacitação e geração de renda”, conclui Haffner.
Para a Renata Melo, diretora regional da Solar, – fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil com atuação em 70% do território nacional (regiões Norte, Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás) –, o engajamento dos diversos parceiros fortalece os resultados positivos alcançados pelas participantes do programa.
“Apoiando o empreendedorismo feminino, fomentamos também a geração de renda e emprego na região, além de incentivar a diversificação da economia local. Essas parcerias e a participação de empreendedoras tão inspiradoras fazem com que esse programa aconteça e dê excelentes resultados”, destaca Renata.
Nesta terça-feira, 14, ocorreu a cerimônia de encerramento do curso na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM). De acordo com a diretora Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho Normando Pessôa, o programa não só fortalece o empreendedorismo feminino no estado, como também transforma as relações sociais como um todo.
“Formamos mulheres que cada vez mais alcançam o protagonismo e a autonomia financeira, visualizamos lideranças femininas de grande potencial nas empresas, que diversificam os pontos de vista na tomada de decisões e reduzem a desigualdade de gênero, além de contribuir para a erradicação da violência contra mulher. Precisamos continuar inspirando e abrindo caminho para que mais mulheres possam transformar suas vidas por meio do empreendedorismo”, enfatizou a superintendente.
Durante a cerimônia, além de receberem o certificado de participação no curso, as 50 empreendedoras que mais se destacaram foram contempladas com uma premiação de R$1.000. Este valor pode ser usado para aquisição de equipamentos e utensílios que auxiliarão na estruturação de seus negócios.
A proprietária do espaço ‘Meninas Fits’, Lívia Cristo, recebeu a certificação pelo programa e relatou que o apoio do Sebrae/AM foi fundamental para alavancar financeiramente seu negócio.
“Eu já usava algumas ferramentas, mas foi através das aulas de finanças que passei a enxergar um maior potencial de cada marmita, agora é possível medir a participação individual de cada um na empresa e entender que todos são importantes.”
No Amazonas, as ações de empoderamento econômico para as mulheres do varejo começaram no mês de julho. O programa ofereceu capacitação, encontros e conteúdos sobre gestão de negócios, com o intuito de impulsionar o conhecimento e o crescimento das empreendedoras do varejo alimentício. As participantes tiveram ainda a oportunidade de ampliar seus contatos, estabelecer networking, trocar experiências e construir uma rede de apoio entre varejistas com objetivos comuns, inclusive visando o empoderamento feminino.
Sobre o Programa
No programa “Empreenda Como Uma Mulher”, as participantes tiveram a oportunidade de acelerar seus negócios por meio de uma metodologia que combina aulas teóricas e práticas com conteúdo sobre estratégias de liderança e gestão, autoconhecimento, aspectos comportamentais, além de uma análise individual e avaliação do negócio, envolvendo a maturidade, pontos fortes e de melhoria, governança e impacto na sociedade.
Sobre a Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de mais de 200 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.
Sobre a Solar Coca-Cola
Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e com atuação em 70% do território brasileiro, a Solar Coca-Cola faz parte do Sistema Coca-Cola no Brasil e conta atualmente com 13 fábricas e atua, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 17 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país.
-
-
-
Confira a galeria:
-
-
-