Com o propósito de incentivar as atividades turísticas e atrair visitantes estrangeiros ao estado do Amazonas, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) realizou nesta terça-feira (19), o workshop “Guia para a Competitividade e Promoção Internacional do Turismo”. O encontro reuniu autoridades, especialistas e empreendedores do setor nas dependências do Sebraelab, no centro de Manaus.
Durante o encontro, profissionais e lideranças do turismo amazonense discutiram sobre o turismo responsável na região amazônica e a necessidade das capacitações do trade local. Ao iniciar o debate, o supervisor de inteligência da Embratur, Cristiano Borges, abordou sobre a relação do uso da inteligência de dados para a avaliação da experiência do turista com a região.
“Nosso objetivo é expor os passos de como o empreendedor local pode conseguir essa competitividade no mercado do turismo, e para lapidar esse gestor e empresário, a gente fornece esse compilado de informações para reflexão e melhoria das ações que promovem esse turismo internacional”, disse Borges.
De acordo com a Agência, no ano de 2023, o Amazonas recebeu mais de 24 mil turistas estrangeiros que entraram no país por fronteiras aéreas e terrestres. A temporada de cruzeiros está entre os fatores responsáveis pela visitação. Entre 2022 e 2023, o estado recebeu turistas principalmente dos Estados Unidos, Colômbia e Alemanha destacando-se os aeroportos de Manaus (28,8%) e Guarulhos (34,3%) como portões principais de entrada no país.
Ainda segundo a Embratur, Manaus será uma das capitais brasileiras mais procuradas por turistas estrangeiros em 2024. Só em janeiro deste ano, a capital contou com um aumento de 13% no número de visitantes internacionais, comparado ao mesmo período de 2023.
O analista do Sebrae-AM, Fabio Souza, afirma que diante deste cenário, o workshop busca despertar o interesse de empresários em melhorar a capacitação dos profissionais que atuam no recebimento desses turistas.
“O Sebrae Amazonas quer preparar os pequenos negócios para recepcionar o turista internacional, não apenas em serviços, mas desde a gestão e capacitação, que são itens que podem ser fundamentais para que esse empreendedor se destaque”, declarou Fabio.
O encontro também abordou sobre o turismo responsável e a avaliação do potencial do etnoturismo para promover autonomia, desenvolvimento cultural e econômico das comunidades indígenas, além de contribuir para a proteção ambiental. Representantes da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) também estiveram presentes.
-
Conexão Embratur
O ciclo de workshops do Conexão Embratur começou em julho de 2023 e irá passar por todos os estados do país. A agência tem como responsabilidade a promoção internacional dos destinos brasileiros e a manutenção da imagem do país perante os mercados estrangeiros. Para isso, cabe à Agência formular, implementar e executar as ações de promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos do Brasil no exterior.
-
Confira a galeria:
-
!important;">-