ASN AM Atualização
Compartilhe

Artesãos de Coari realizam visita técnica na Fenearte, em Recife

Iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Coari e o Sebrae Amazonas
Por Thayssa Castro
ASN AM Atualização
Compartilhe

O Cidade Empreendedora, programa executado pela Prefeitura de Coari em parceria com o Sebrae Amazonas, levou 14 artesãos do município para uma visita técnica no período de 03 a 07 de julho, na 24ª Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte), que aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, na Grande Recife. O evento contou com uma programação de arte, cultura, design e gastronomia.

Com o tema deste ano “Sons do Criar – Artesanato que Toca a Gente”, a feira enaltece a capacidade do artesão de comover as pessoas. O evento tem o objetivo de estabelecer conexões e fazer networking para aprimorar os produtos artesanais, contando com estandes de vendas, oficinas e apresentações culturais com mais de 70 atrações musicais.

Artesã há mais de 15 anos, Diana Agemary Leandro Smith, 49, trabalha com costura criativa, produzindo bonecas, bolsas, enxoval de bebê, araras, tucanos, onças e demais produtos em tecido. Para a artesã, a visita técnica proporciona a realização de um sonho. “Participar da Fenearte está sendo um sonho realizado. Com certeza sairemos daqui com uma gama de ideias e planos para melhoria do nosso ofício”, conta Diana.

Afastada do trabalho convencional devido a problemas de saúde, Georgia Trindade, 55, aprendeu pela internet a fazer macramé. O que antes era um passatempo, agora virou sua profissão. Para a artesã, a experiência de participar da visita técnica é um aprendizado valioso. “Estar na Fenearte é um verdadeiro divisor de águas, antes e pós-feira. Falamos com alguns lojistas que nos deram dicas importantes, tivemos ideias para produção de novas peças e também aprendemos mais sobre como valorizar nossos produtos”, pontua a artesã.

Com a atuação do Sebrae, principalmente por meio das ações do Cidade Empreendedora, o impacto da iniciativa é significativo para os artesãos de Coari. O programa vem promovendo a cultura empreendedora e oferecendo apoio aos pequenos negócios locais através de capacitações, consultorias e oportunidades de mercado.

Para a chefe do escritório do Sebrae em Coari, Alzinete Sobrinho, essa experiência permitirá que eles troquem conhecimentos, técnicas e tendências com outros profissionais do setor, contribuindo para a evolução e inovação do artesanato local. “Esta iniciativa é fundamental para os artesãos, pois proporciona acesso a conhecimentos técnicos, inovações e tendências do mercado, além de abrir portas para novas parcerias e negócios”, explica Sobrinho.

Cidade Empreendedora em Coari – O município aderiu ao programa em julho de 2023 com desdobramento de ações em 2024. Até o momento, mais de 60 ações foram realizadas, impactando positivamente 1.294 pessoas, através de 10 eixos estratégicos do Programa: Gestão Municipal, Lideranças Locais, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Inclusão Produtiva, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito, Inovação e Sustentabilidade.

  • Amazonas
  • Coari
  • Fenearte