ASN AM Atualização
Compartilhe

Prefeitura de Amaturá adere a novo ciclo do Cidade Empreendedora para avançar no apoio aos negócios locais

Município seguirá com ações voltadas às micro e pequenas empresas no próximo biênio do programa após formalização, na última quinta-feira (20), pela prefeita Nazaré Rocha
Por Diogo Rocha
ASN AM Atualização
Compartilhe

A força do comércio e dos serviços em Amaturá ganha uma nova frente de apoio com a renovação da parceria entre o município e o Sebrae Amazonas. Na última quinta-feira (20), a prefeita Nazaré Rocha formalizou a adesão ao ciclo 2027/2028 do Programa Cidade Empreendedora, que vai ampliar as ações voltadas aos pequenos negócios e ajudar a transformar as vocações econômicas locais em novas oportunidades para as micro e pequenas empresas.

No próximo biênio do Cidade Empreendedora, nove municípios já estão confirmados, incluindo Amaturá. A lista é completada por Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Parintins, Novo Airão, Beruri, Iranduba, Presidente Figueiredo e Manacapuru.

A renovação pela Prefeitura de Amaturá ocorre após a primeira experiência com o programa, em 2025, para o desenvolvimento econômico sustentável. Neste período do Cidade Empreendedora no município, o Sebrae-AM realizou 31 ações voltadas à capacitação, inclusão socioprodutiva e apoio aos microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs).

A iniciativa gerou emprego e renda alcançando diretamente mais de 400 empreendedores das áreas urbana, rural e de comunidades indígena. Em Amaturá, foram organizadas oficinas de beneficiamento de matérias-primas locais, como derivados da mandioca e da banana, além de qualificação em piscicultura básica e confecção de biojóias. As comunidades de Nova Itátia e Bom Pastor, por exemplo, receberam capacitação para transformar os recursos naturais da própria área em fontes de receita.

Amaturá vai participar pelo segundo biênio consecutivo do programa da instituição para desenvolver economia

Para além do setor agroextrativista, o programa do Sebrae também ofertou cursos profissionalizantes direcionados ao setor de serviços e infraestrutura. Moradores tiveram formações nas áreas de manicure, barbeiro básico e operador de máquinas pesadas, o que ampliou a inserção de mão de obra qualificada no mercado de trabalho.

Expectativas

No próximo ciclo do Cidade Empreendedora, as ações serão definidas em conjunto com a gestão municipal, conforme as demandas locais. Entre as possibilidades estão qualificação de empreendedores e servidores, fortalecimento da Sala do Empreendedor, compras públicas, acesso a crédito, educação empreendedora e inovação.

Para a prefeita de Amaturá, Nazaré Rocha, a continuidade da parceria com o Sebrae-AM vai avançar o que já se construiu dentro dos eixos do programa e trabalhar outras ações para o empreendedorismo. Segundo a Receita Federal, o município tem 389 empresas ativas cadastradas, mas a agropecuária e a construção civil podem ser impulsionadas também diante do crescimento dos setores de comércio e serviços.

“Sabemos que o Cidade Empreendedora pode ajudar muito quem planeja começar ou melhorar um negócio. Agora queremos aproveitar essa nova etapa para chegar ainda mais perto dos empreendedores e transformar as oportunidades em resultados para que Amaturá cresça economicamente”, afirmou Nazaré.

Eixos e inscrições

Desenvolvido pelo Sebrae, o Cidade Empreendedora atua em conjunto com as prefeituras para auxiliar a gestão pública e criar condições mais favoráveis ao desenvolvimento dos pequenos negócios. O programa está estruturado em dez eixos: Gestão e Políticas Públicas; Lideranças Locais e Governança; Simplificação; Sala do Empreendedor; Compras Públicas e Acesso à Crédito; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Socioprodutiva; Identidade, Vocações e Mercado; Inovação; e Resiliência Climática e Sustentabilidade.

A nova etapa terá duração estimada de 18 a 24 meses. No Amazonas, a execução será feita por meio de investimento compartilhado, com 50% dos recursos subsidiados pelo Sebrae e 50% correspondentes à contrapartida da gestão municipal. As prefeituras interessadas no ciclo 2027/2028 podem se inscrever até o dia 18 de setembro, pelo link https://forms.cloud.microsoft/r/BMGFMtPbCS?origin=lprLink.

  • Cidade Empreendedora
  • novo ciclo
  • Pequenos Negócios
  • Prefeitura de Amaturá
  • Sebrae Amazonas