ASN AM
Compartilhe

Sebrae celebra sucesso das premiações de queijarias do Amazonas

Apoiados pelos projetos da instituição, duas queijarias do Amazonas receberam medalhas de reconhecimento nacional e internacional
Por Thayssa Castro
ASN AM
Compartilhe

Para celebrar as recentes conquistas das queijarias do Amazonas, apoiadas pelo Sebrae Amazonas, a instituição realizou um evento na terça-feira (24), na sede da entidade, no Sebraelab. O Sebrae tem fomentado negócios, incentivando uma produção de qualidade agora reconhecida nacionalmente. As protagonistas do evento foram a Queijaria Tradição D’Lourdes e a Queijaria Original, ambas do município de Autazes (111 km de Manaus), que, juntas, receberam sete premiações nacionais e internacionais em 2024.

Durante a Expoqueijo 2024, realizada em Araxá/MG, em junho, a Queijaria Original conquistou a medalha de prata na categoria mista de queijo coalho de leite cru. A Queijaria Tradição D’Lourdes recebeu a medalha de bronze com o queijo ricota fresca de búfala. No VI Prêmio Queijo Brasil, ocorrido em julho em Blumenau/SC, a Queijaria Tradição D’Lourdes ganhou cinco medalhas: ouro com o queijo ricota fresca de búfala, prata com o queijo tipo coalho com tucumã, ouro com o queijo tipo coalho de búfala, ouro com o queijo ricota fresca de búfala, e ouro com o queijo tipo coalho com castanha-do-brasil. Além disso, Tradição D’Lourdes recebeu a placa de melhor queijaria do Estado do Amazonas, estando entre os dez melhores queijos do concurso, que contou com a participação de 1.500 queijarias nacionais e internacionais.

O Sebrae-AM apoia as queijarias com o acompanhamento do projeto Atendimento Territorial Autazes, por meio de missões, capacitações, workshops, palestras, oficinas e projetos de inovação, além de facilitar a participação em feiras e visitas técnicas. A instituição também colabora com a conexão com parceiros que melhoram os processos produtivos e de escoamento das produções, além de acompanhar e apoiar os processos de licenciamento e legalização sanitária através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Queijaria Tradição D’Lourdes ganhou seis premiações em 2024. Foto: Jeovana Torres.

Durante o evento, Arleane Figueiredo, empresária da Queijaria Tradição D’Lourdes, discursou sobre a importância dos parceiros e agradeceu aos colaboradores.

“Agradeço ao Sebrae, ao MAPA, ao Senar e a todos os outros órgãos que nos apoiam. Também quero agradecer às pessoas que estão no curral, tirando leite e produzindo queijos. Eles fazem parte dessa celebração”, disse Figueiredo.

Queijaria Original ganhou medalha prata na categoria mista queijo coalho de leite cru. Foto: Jeovana Torres.

Para o empresário da Queijaria Original, Neto Paiva, a premiação ressalta a importância da colaboração dos parceiros e o planejamento para futuras ações e melhorias na produção.

“Costumo dizer que o Sebrae é o nosso pai nessa jornada. Queremos agradecer a cada um que nos ajudou até agora, principalmente as pessoas que atuam na cadeia de valor. Nunca foi um sonho, mas se tornou uma realidade. Temos uma meta: trabalhar cada vez mais para continuar melhorando nossa produção e alcançar novos mercados”.

De acordo com a superintendente do Sebrae-AM, Ananda Carvalho, a coragem e dedicação dos empreendedores em enfrentar os desafios do ambiente de negócios são dignas de elogio.

“A primeira coisa que precisamos destacar é a coragem de vocês, empreendedores, de desbravar esse ambiente de negócios no agro, diante de tantos desafios. Se vocês estão aqui, com todos esses prêmios, é por mérito de vocês. E com toda a nossa rede de parceiros, o Sebrae tem a sua parcela de contribuição. Nossa missão é apoiar vocês a crescer cada vez mais e superar os desafios”, afirmou Carvalho.

Empresários e parceiros celebraram as premiações das queijarias de Autazes. Foto: Jeovana Torres.

Com as premiações e confirmação que estão no caminho certo, as novas ações e o apoio da rede de parceiros estão prontos para trilhar novos caminhos na busca por conhecimentos, é o que acredita a diretora administrativa e financeira do Sebrae-AM, Adrianne Antony Gonçalves.

“O que vocês estão ganhando ainda é pouco diante do que virá. Confio no brilho interno de vocês e na força da população de Autazes. Vamos para muito mais longe. Temos orgulho de vocês e estamos prontos para buscar novidades e continuar apoiando seus empreendimentos”, afirmou Gonçalves.

As queijarias estão na área delimitada da Indicação Geográfica (IG) Queijos de Autazes, em fase final de análise pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Esses empreendimentos contam com o apoio do Sebrae-AM e de parceiros como o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Fórum Amazonense de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Federação da Agricultura do Estado do Amazonas (FAEA), Prefeitura de Autazes, e Associação dos Produtores de Queijos de Autazes (Aproqueijo).

De acordo com Dionísia Campos, superintendente Federal de Agricultura no Amazonas, a parceria entre Sebrae e Ministério da Agricultura têm dado resultados positivos.

“Essa parceria possibilitou uma sinergia tão grande que algumas políticas públicas, que até então não tinham muita adesão no Amazonas, passaram a se concretizar a partir dessa colaboração focada no desenvolvimento da cadeia produtiva dos queijos de Autazes”, explicou Campos.

  • Amazonas
  • Autazes
  • Queijarias de Autazes