A Feira do Empreendedor 2024 (FE24), realizada nos dias 19, 20 e 21 de setembro, foi marcada por diversas ações de incentivo ao empreendedorismo no Amazonas. Um dos destaques foi o Espaço Cidade Empreendedora, que movimentou mais de R$ 35 mil em negócios durante os três dias de evento. A iniciativa, parte do eixo de habilidades empreendedoras da FE24, contou com a participação de municípios estratégicos, como Presidente Figueiredo, Novo Airão, Atalaia do Norte, Alvarães, Beruri, Coari e Benjamin Constant, todos que executam o programa Cidade Empreendedora em 2024.
O programa Cidade Empreendedora, uma realização do SEBRAE Amazonas em parceria com prefeituras municipais, tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das localidades participantes. Através de ações como capacitações, consultorias, eventos e visitas técnicas, o programa busca aprimorar a gestão municipal e fomentar a cultura empreendedora, além de fortalecer os negócios locais.
Durante a FE24, o Espaço Cidade Empreendedora também deu visibilidade às associações e comunidades tradicionais e indígenas. Entre os expositores, associações de agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais se destacaram com produtos sustentáveis, resultado de um compromisso com a preservação da sociobiodiversidade amazônica. Estes expositores são apoiados pelo projeto “Bioeconomia e Cadeias de Valor”, uma parceria entre a Agência Alemã de Cooperação Técnica (GIZ), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o SEBRAE Amazonas.
Entre os produtos expostos no espaço estavam o renomado guaraná de Maués, a castanha-do-brasil de Beruri, o açaí de Codajás, o pirarucu de manejo da região de Mamirauá, além de beiju e farinha orgânica do Alto Rio Negro e a farinha de Uarini. Todos os produtos são reconhecidos por serem produzidos com práticas que garantem a preservação da floresta em pé, alinhando sustentabilidade à geração de renda para as comunidades.
Para o gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) do SEBRAE-AM, Jose Antonio Cardoso, durante a FE24, os municípios mostraram as possibilidades que existem quando o incentivo ao empreendedorismo local é realizado.
“Conseguimos mostrar os avanços que realizamos com a atuação do Programa Cidade Empreendedora nos municípios, além de dar espaço para outras inciativas que o SEBRAE apoia no estado. Nossa missão é impulsionar essa promoção ao empreendedorismo, melhorar os negócios locais e impactar diretamente a vida das pessoas de cada território, associação e comunidades”, explica o gerente.
Resultados e impactos
Em 2023, o programa Cidade Empreendedora beneficiou mais de 6 mil pessoas em 11 municípios do Amazonas por meio de 800 ações, consolidando-se como uma importante ferramenta de transformação socioeconômica. Dentre as ações de destaque estão a elaboração do Plano de Ordenamento Turístico de Benjamin Constant, o apoio ao projeto piloto de manejo de pirarucu e pesca esportiva no Vale do Javari, em Atalaia do Norte, o Estudo de Viabilidade Econômica da Festa do Cupuaçu, em Presidente Figueiredo, e a criação do Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) de Manaquiri.
Para a edição de 2024 da Feira do Empreendedor, os municípios de Novo Airão, Presidente Figueiredo, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Alvarães, Coari, Beruri e Ipixuna marcaram presença com produtos de agricultores locais, como pirarucu, farinha, açaí, castanha e óleos de andiroba e copaíba. Além disso, artesãos do Alto Solimões e do Rio Negro apresentaram suas criações, conectando o público da feira à rica cultura artesanal da região.
O encerramento do evento, no dia 21, foi marcado por um talk show na arena Cidade Empreendedora, onde os principais avanços e iniciativas do programa foram compartilhados, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico sustentável no Amazonas.