Com um reconhecido potencial empreendedor, Parintins oficializou sua adesão ao programa Cidade Empreendedora 2025 na última quinta-feira (28). A iniciativa, promovida pelo SEBRAE Amazonas em parceria com a Prefeitura, busca impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do município, conhecido como a “Ilha Tupinambarana” ou “Ilha da Magia”.
A cidade, com uma população estimada em 96.372 pessoas (IBGE, 2022) e um PIB per capita de R$ 12.255,21, destaca-se pela agricultura, pecuária e pelo renomado Festival Folclórico de Parintins, considerado o maior a céu aberto do mundo. Com a adesão ao programa, Parintins pretende fortalecer seus negócios locais e o empreendedorismo, consolidando-se ainda mais como um polo de cultura e economia criativa no Amazonas.
“O programa Cidade Empreendedora chega para potencializar o que Parintins já tem de melhor: sua capacidade de inovar e empreender. Vamos apoiar micro e pequenos negócios e transformar o município em referência em gestão e sustentabilidade”, afirma Luane Pedreno, gerente do Escritório SEBRAE Parintins.
O Cidade Empreendedora, estruturado em 10 eixos estratégicos, é alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O programa oferece soluções práticas para o fortalecimento das políticas públicas e o incentivo ao empreendedorismo, promovendo avanços em áreas como inclusão social, sustentabilidade e geração de renda.
Ciclo 2025 e adesão – O edital para adesão ao ciclo 2025 do programa está disponível de 20 de novembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. Os municípios interessados podem acessar o chamamento público pelo site cidadeempreendedoraam.com.br.
Foto: Prefeitura de Parintins