Em uma iniciativa estratégica para promover o desenvolvimento e a qualificação profissional, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) e o Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM) assinaram na manhã desta segunda-feira (16), um Termo de Cooperação Técnica que promete fortalecer ações de capacitação, educação e desenvolvimento na área contábil e empresarial. A parceria contratual foi realizada na sede do Sebrae, representado pela Superintendente Ananda Carvalho e a Diretora Técnica, Lamisse Said. Do outro lado, esteve o Presidente do CRCAM, André Caria.
O acordo visa oferecer cursos, workshops e treinamentos voltados tanto para contadores quanto para empreendedores, com o objetivo de aprimorar habilidades técnicas, gerenciais e comportamentais necessárias para enfrentar os desafios do mercado. As atividades contemplam desde a atualização em legislação tributária até estratégias de gestão financeira e inovação.
-
A superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho, destacou a relevância da parceria: “A contabilidade é um dos pilares para o sucesso dos pequenos negócios. Essa cooperação é um passo importante para garantir que os empreendedores do estado tenham acesso a serviços de qualidade e estejam preparados para atuar com eficiência e sustentabilidade no mercado.”
O Termo de Cooperação prevê, ainda, a realização de eventos conjuntos, como seminários e palestras, que aproximem empreendedores e profissionais da contabilidade, promovendo troca de experiências e soluções para os desafios locais.
Para a diretora técnica do Sebrae, Lamisse Said, a iniciativa vai além da capacitação técnica: “Nosso objetivo é criar um ambiente de educação continuada, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Amazonas e garantindo que os profissionais contábeis, os colaboradores e empreendedores tenham o suporte necessário para atuar como agentes transformadores.”
-
O CRCAM prima pelo crescimento e aprimoramento da profissão contábil, e da qualidade na prestação dos serviços, tendo como parâmetro a ética; e nesse contexto realiza o registro e a fiscalização de profissionais e organizações contábeis; bem como atua como fator de proteção da sociedade. Entre as diretrizes estão: Acompanhar e elaborar normas de interesse da profissão, bem como da sociedade; Otimizar o registro e a fiscalização; Fomentar a Educação Profissional Continuada; e modernizar e otimizar a gestão no Sistema CFC/CRCs.