Com o objetivo de transformar a economia local por meio da integração entre gestão pública e pequenos negócios, o programa Cidade Empreendedora, executado pelo SEBRAE Amazonas, chega a Apuí. Na última quinta-feira (16), a Prefeitura municipal assinou o termo de adesão para a execução do programa no ciclo 2025/26, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento sustentável do município.
Com a adesão, Apuí torna-se o 15º município a integrar a iniciativa no Amazonas. De acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município possui uma população de 20.647 habitantes. Já dados do Data SEBRAE (2024) apontam a existência de 951 empresas ativas no local.
Para Glayvien Costa, gerente do Escritório do SEBRAE em Humaitá, a chegada do programa em Apuí simboliza uma oportunidade para fortalecer as potencialidades do município.
“Apuí tem um grande potencial para o desenvolvimento sustentável, e o Cidade Empreendedora será um catalisador para que esse potencial seja plenamente explorado. O programa busca apoiar os pequenos negócios, impulsionar o empreendedorismo e promover soluções que beneficiem toda a comunidade”, explica Costa.
Cidade Empreendedora – Desenvolvido pelo Sebrae, o programa Cidade Empreendedora conecta gestão pública e pequenos negócios com o objetivo de promover o crescimento econômico local. Em 2024, o programa impactou mais de 9 mil pessoas em oito municípios do Amazonas, com a realização de mais de 500 ações.
Com 10 eixos estratégicos, o programa está alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), promovendo soluções integradas e duradouras. Entre os eixos estão: Gestão e Políticas Públicas, Inclusão Socioprodutiva, Resiliência Climática e Sustentabilidade, e Empreendedorismo na Escola, entre outros.
Os municípios interessados ainda podem aderir ao programa. O edital de adesão está aberto até 31 de janeiro de 2025 e pode ser acessado pelo site cidadeempreendedoraam.com.br.