ASN AM
Compartilhe

Cidade Empreendedora atuará em Careiro da Várzea

Município é o 21º a assinar o termo de adesão
Por Thayssa Castro
ASN AM
Compartilhe

O município de Careiro da Várzea é o 21º participante do Cidade Empreendedora, uma iniciativa do SEBRAE Amazonas em parceria com a prefeitura municipal. O termo de interesse na adesão para o ciclo 2025/2026 foi assinado na última quinta-feira (30), visando o fortalecer o desenvolvimento social e econômico local.

Com foco na desburocratização, capacitação de empreendedores e incentivo à inovação, o programa busca impulsionar os pequenos negócios e gerar novas oportunidades para a população. De acordo com o Data SEBRAE (2023), o município possui 2,8 mil pequenos negócios.

O prefeito Pedro Guedes acredita que a parceria fortalecerá a economia local, desenvolvendo ainda mais o município.

“Nossa cidade crescendo com planejamento e compromisso. Com o Cidade Empreendedora, esperamos garantir ferramentas que vão estimular o empreendedorismo, melhorar a gestão pública e trazer mais oportunidades para nossa gente”, explica o prefeito.

Careiro da Várzea tem 95% do seu território formado por áreas de várzea, o que traz desafios e oportunidades específicas para o desenvolvimento econômico. Com a adesão, o município contará com estratégias voltadas para a sustentabilidade, a inclusão socioprodutiva e a qualificação profissional.

Cidade Empreendedora – O Cidade Empreendedora conecta a gestão pública aos pequenos negócios para promover o crescimento econômico local. Em 2024, o programa impactou mais de 9 mil pessoas em oito municípios do Amazonas, com a realização de mais de 500 ações.

Com 10 eixos estratégicos, o programa está alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), promovendo soluções integradas e duradouras. Entre os principais eixos estão: Gestão e Políticas Públicas, Inclusão Socioprodutiva, Resiliência Climática e Sustentabilidade, e Empreendedorismo na Escola.

Os municípios interessados ainda podem aderir ao programa. O edital de adesão está aberto até sexta-feira (31/01) e pode ser acessado em cidadeempreendedoraam.com.br.

  • Careiro da Várzea
  • Cidade Empreendedora 2025