A capital amazonense foi escolhida nesta terça-feira (25), pelo Comitê de Seleção do Governo Federal, do qual fazem parte os ministérios do Turismo, da Cultura e a Comissão Nacional do Brasil para a Unesco (Ministério das Relações Exteriores), como a representante do país na disputa por uma vaga para integrar a Rede de Cidades Criativas na categoria Gastronomia. A Paris dos Trópicos disputou com mais de 20 cidades, e agora segue para a fase internacional do processo seletivo para obter o Selo da Gastronomia Criativa.

A Rede de Cidades Criativas da Unesco é uma iniciativa, criada em 2004, que visa promover a cooperação entre cidades que consideram a criatividade um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável. A candidatura que recebeu apoio técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), coloca Manaus no cenário global da criatividade, destacando suas expressões culturais e seu potencial econômico na área da economia criativa. O selo reconhece municípios que promovem a cultura como motor de desenvolvimento e transformação social, incentivando a geração de empregos e novas oportunidades de negócios.

-
-
“Esse reconhecimento da Unesco só fortalece ainda mais nosso potencial para transformar cultura em desenvolvimento econômico, impulsionando investimentos na gastronomia, no turismo e nos negócios locais. Nossa culinária amazônica, com seus insumos nativos e sabores autênticos, é um dos grandes destaques desse cenário, combinando tradição e inovação para encantar paladares no Brasil e no mundo”, destaca a superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho.
-
-
A Gestora do projeto que ofereceu suporte técnico e informações estratégicas para a competitividade da candidatura, por meio do Sebrae Amazonas, Débora Sales, afirma que estar nesta fase é um grande avanço e reforça a importância da culinária como patrimônio cultural e econômico.
“Nossa gastronomia vai além dos pratos: é um elemento cultural que nos conecta com o mundo. Essa busca pelo título tende a representar muito mais do que um selo. Ele evidencia que Manaus tem uma vocação gastronômica natural e que podemos ser referência, seja pelos frutos nativos e só encontrados aqui, pelo nosso Mercado ou pelos festivais que celebram o sabor e a criatividade”, declarou Débora.

São Paulo (SP) também é a outra capital que pode vir a integrar a seleta Rede de Cidades Criativas da Unesco. A candidatura da capital paulistana foi na categoria Cinema. A decisão que engloba as duas cidades considera vários critérios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a história e o patrimônio dos municípios; a sinergia junto a outras áreas criativas; viabilidade financeira; a capacidade do município de contribuir e se engajar na Rede e a adesão de autoridades municipais ao processo.
!important;">-
O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou o destaque do país na Rede. “O Brasil ocupa atualmente uma importante posição, atrás apenas da China e empatando com a Itália no número de Cidades Criativas. Isso demonstra a importância das políticas públicas dos municípios e do governo federal para impulsionar o setor criativo como fator de contribuição para o desenvolvimento sustentável do país, além de ampliar a visibilidade do turismo brasileiro na comunidade internacional”, observou.
A Candidatura
O lançamento da candidatura de Manaus ocorreu no último dia 29/01, no Complexo Boothline, no centro histórico da capital. Na ocasião, o evento que contou com a presença do prefeito David Almeida, teve como representante pelo Sebrae Amazonas, a diretora técnica, Lamisse Cavalcanti. O evento, organizado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), também registrou a participação de líderes da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e renomados chefs da cidade.
A partir de agora, São Paulo e Manaus serão submetidas à apreciação da Unesco. As duas cidades endossadas pelo governo federal deverão formalizar suas candidaturas na plataforma da entidade até 03 de março, à meia-noite, horário de Paris (19h no horário de Manaus). Acesse AQUI mais informações a respeito da Rede de Cidades Criativas da Unesco e os detalhes do processo seletivo.
Ao integrarem a Rede, os locais devem se comprometer a compartilhar boas práticas, firmar parcerias para promover as indústrias da cultura e da criatividade nos planos de expansão urbana e cooperar para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A última seleção realizada pelo Brasil para a participação no processo internacional ocorreu em 2023, quando foram escolhidas Penedo (AL) e Rio de Janeiro (RJ), nas categorias Cinema e Literatura, respectivamente.
Além delas, outras 12 localidades brasileiras compõem o seleto grupo: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), na categoria Gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em Design; Salvador (BA) e Recife (PE), na área de Música; Santos (SP), no Cinema; João Pessoa (PB), na divisão Artes Populares, e Campina Grande (PB), em artes midiáticas.
-