Com o intuito de elaborar o plano de trabalho para a execução do Programa Cidade Empreendedora, a Prefeitura de Jutaí, em parceria com o Sebrae Amazonas, por meio do Escritório Regional de Tefé, realizou a oficina de mapeamento de demandas no município. A atividade aconteceu na última segunda-feira (14), no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na rua estrada Sibita, S/N, bairro Santo Antônio.
A iniciativa visa elaborar de forma participativa o plano de trabalho do programa que será executado no ciclo de 2025 e 2026, com ações voltadas para a qualificação de empreendedores, desburocratização da gestão pública e incentivo à inovação nos setores produtivos.
Assim, o corpo técnico do Sebrae-AM reuniu-se com os representantes das pastas da gestão municipal, por meio de uma metodologia de escuta ativa para o mapeamento das demandas e soluções. Estiveram presentes as pastas de Educação, Meio Ambiente, Comunicação, Cultura, Assistência Social, Planejamento, Aquicultura e Pesca, Produção e Abastecimento, Defesa Civil. Além da presença de representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (IDAM).
A prefeita de Jutaí, Mercedes Mendes Vargas, acredita que a iniciativa trará o fortalecimento da economia local e o planejamento estratégico da gestão.
“A participação de todas as secretarias na construção desse plano é fundamental para que possamos promover políticas públicas mais eficientes e voltadas às reais necessidades da nossa população. O Cidade Empreendedora vem para somar com a nossa gestão, trazendo inovação, apoio aos pequenos negócios e oportunidades para o povo de Jutaí”, afirma a prefeita.

Para o chefe do Escritório Regional de Tefé, Manoel Oliveira, a oficina é essencial para alinhar as ações do programa com a realidade local.
“A construção coletiva do plano de trabalho garante que as ações do Cidade Empreendedora estejam conectadas às necessidades reais do município, fortalecendo o desenvolvimento local a partir dos próprios saberes e potencialidades de Jutaí”, explica Oliveira.
Além da oficina, também foi realizada uma reunião para discutir o fortalecimento da Sala do Empreendedor. A Agente de Desenvolvimento, Maria Arlene, reforçou a importância da articulação entre os órgãos públicos e o Sebrae-AM para ampliar o apoio aos empreendedores locais.
“Com o suporte técnico do Sebrae-AM, vamos conseguir atender melhor nossos empreendedores e fomentar ainda mais a economia do município”, afirma a agente.
Cidade Empreendedora – O Cidade Empreendedora busca fortalecer a economia dos municípios ao conectar a gestão pública aos pequenos negócios. Em 2024, o programa impactou mais de 9 mil pessoas em oito municípios do Amazonas, com a realização de mais de 500 ações.
Com 10 eixos estratégicos, o programa está alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), promovendo soluções inovadoras e duradouras. Entre os principais eixos estão: Gestão e Políticas Públicas, Inclusão Socioprodutiva, Resiliência Climática e Sustentabilidade, e Empreendedorismo na Escola.
No total, 27 municípios assinaram o termo de interesse na execução do ciclo 2025/2026 do programa.