ASN AM
Compartilhe

Manacá Pesca: Sebrae-AM, Prefeitura de Manacapuru e Entidades de Pesca realizaram seminário inédito

Primeira edição do evento reuniu pescadores e lideranças em prol do fortalecimento do setor no Amazonas
Por Yasmim Negreiros
ASN AM
Compartilhe
Manacá Pesca – Seminário para Pescadores Artesanais

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM), em parceria com a Prefeitura Municipal de Manacapuru e entidades locais de pesca, realizou na manhã deste sábado (26/04) o Manacá Pesca – Seminário para Pescadores Artesanais. A iniciativa inédita teve como foco a valorização dos pescadores e o fortalecimento da pesca artesanal, promovendo um dia de integração, aprendizado e capacitação no Galpão da Ciranda Flor Matizada.

Com a participação de aproximadamente 850 pescadores, incluindo membros da Colônia Z9, Sindicato dos Pescadores e Associação dos Pescadores, o evento destacou o papel estratégico da pesca artesanal na economia e cultura do município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).

“Estamos aqui no Manacá Pesca, um evento importantíssimo, com cerca de 850 pescadores. O Sebrae está presente, fomentando o empreendedorismo junto aos pescadores do município e do estado do Amazonas”, disse a diretora técnica do Sebrae-AM, Lamisse Cavalcanti.

O evento contou com a colaboração de instituições como o Sistema Faea Senar, Sepror e Idam, além de empresas do setor pesqueiro, entre elas Volkar, Still, Casa da Ração, Óticas Aliança, Frio Lins, Frigopesca, Petrônio e Frigorífico Santo Antônio. Expositores apresentaram produtos, equipamentos e soluções inovadoras que visam promover avanços nas práticas de pesca na região.

O presidente da Colônia Z9 de Manacapuru, Marcos Bindá, destacou o papel essencial do Sebrae na orientação comercial para pescadores. “O Sebrae tem sido muito importante aqui no município, oferecendo palestras e benefícios que ajudam não só os pescadores, mas também suas famílias”, explicou.

Homenagens para pescadores.

A programação incluiu sorteios de brindes, premiações e homenagens para pescadores, valorizando suas trajetórias e contribuições. Empresas apoiadoras doaram os brindes como forma de reconhecimento. Segundo Fabiane França, gerente do Sebrae Manacapuru, o seminário é apenas o início de futuras edições.

“Construímos um evento voltado totalmente para o pescador, visando capacitação, valorização e acesso a informações. A meta para os próximos anos é expandir o alcance e fortalecer ainda mais o setor por meio da Manacá Pesca”.

O Manacá Pesca reforça a importância da pesca artesanal como motor econômico e cultural, essencial para a sustentação de famílias e para o desenvolvimento local. “Para nós, o pescador é um empreendedor. Ele gera emprego, renda e movimenta o mercado, tornando a pesca artesanal estratégica para a economia do Amazonas”, concluiu o gestor de projetos do Sebrae-AM, Leocy Cutrim.

O evento marca um passo importante para o fortalecimento do setor pesqueiro e inaugura uma nova era de colaboração entre pescadores, instituições e empresas.

Ações do governo em prol dos pescadores

O Governo do Amazonas também foi protagonista no evento, com a entrega de notebooks destinados a modernizar o trabalho de mais de 90 associações, sindicatos e colônias de pescadores em 51 municípios. Além disso, pelo programa Atualiza Pescador, foram repassados 12 kits com itens como camisas de proteção UV, chapéus, lonas, coletes salva-vidas e protetores solares. Desde 2023, já foram distribuídos mais de 3 mil kits, com a meta de entregar 1.500 até o final de 2025.

Fotos: Wellington Mamud / Sebrae Amazonas
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 8639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.

  • Manacá Pesca
  • Sebrae Amazonas